Dados foram divulgados essa semana pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automores (Fenabrave)
O mês de agosto teve uma expressiva alta nas vendas de caminhões novos no Brasil, de acordo com os dados divulgados ontem pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Apesar da alta registrada, a entidade diz que os números poderiam ter sido melhores.
Isso porque, apesar da recuperação, as vendas de caminhões sofre com o aumento dos preços das commodities, que tem afetado o agronegócio.
“A atividade industrial e o agronegócio continuam a impactar as vendas. Da mesma forma, os transportadores aguardam redução nas taxas de juros para renovarem suas frotas. Acreditamos que se os preços das commodities arrefecer e as taxas de juros caírem um pouco, o segmento poderá apresentar ainda melhores resultados este ano, em que pese já esteja acumulando alta acima das projeções inicias da Fenabrave”, destacou Andreta Jr., Presidente da Fenabrave.
De acordo com a Fenabrave, foram vendidos 11.303 caminhões em agosto, ante 8.944 de agosto de 2023, uma alta de 26,38%. Em comparação com julho, quando foram vendidas 11.081 unidades, a alta foi de 2%.
No acumulado do ano, quando se totaliza as vendas registradas entre janeiro e agosto, o total é de 77.828 caminhões vendidos, ante 67.368, uma alta de 15,53%.
Fonte: Blog do Caminhoneiro