União Europeia propõe reduzir 90% das emissões de frotas pesadas a partir de 2040

Foco é atender aos objetivos climáticos e de poluição zero

Na última semana, a Comissão Europeia apresentou novas metas para descarbonizar o transporte pesado, visando chegar a zero emissões até 2030 para ônibus urbanos e reduzir 90% de emissões de CO2 para caminhões a partir de 2040. As regras valerão para os novos veículos pesados da União Europeia.

Os caminhões, ônibus urbanos e ônibus de longa distância são responsáveis por mais de 6% das emissões locais e mais de 25% das projeções de GEE do transporte rodoviário. Apenas no ano de 2019, as emissões de carga na região foram 44% maiores do que as emissões provenientes da aviação e 37% superiores às do transporte marítimo.

Por isso, a Comissão Europeia está propondo padrões mais rígidos e graduais para a mitigação de CO2 em relação aos níveis de 2019: 45% de redução de emissões a partir de 2030; 65% a partir de 2035; 90% a partir de 2040.

Para tornar viáveis os investimentos destinados aos veículos de emissão zero, a Comissão Europeia tenta disseminar o Regulamento de Infraestrutura de Combustíveis Alternativos, que consiste em desenvolver redes de carregamento para apoiar a transição dos transportes pesados.

O objetivo é instalar pontos de carregamento e abastecimento em intervalos regulares nas principais rodovias, sendo o carregamento elétrico a cada 60 quilômetros e 150 quilômetros para reabastecimento de hidrogênio.

Em comunicado, a Comissão Europeia declarou que está negociando com os colegisladores a finalização das propostas.

Fonte: Revista Caminhoneiro

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