Simulado de emergência prepara empresas e profissionais em evento realizado na cidade de Santa Rita

Iniciativa do SETCERGS foi realizada com o objetivo de conscientizar sobre os cuidados em caso de acidentes envolvendo produtos perigosos e não perigosos, priorizando a preservação ambiental

Dois caminhões colidem próximo a uma área de preservação ambiental e além dos danos pessoais e materiais, há o temor do prejuízo que pode ser causado ao meio ambiente. Tudo isso, poderia ser a vida real, mas no caso foi fruto de um exercício de simulação para qualificação de empresas e profissionais do segmento de transporte realizado na tarde desta sexta-feira (19/05).

O evento foi realizado em uma via de acesso ao Parque Municipal Olmiro Brandão, em Nova Santa Rita, e contou com a participação de diversas entidades e empresas envolvidas no setor. A iniciativa atende aos requisitos do programa Segurança Viária do SETCERGS e promove a compreensão das responsabilidades e ações necessárias em casos de emergência.

O assessor e coordenador da Comissão de Produtos Perigosos do SETCERGS, Gilberto Cheiran, lembrou que há requerimentos legais que precisam ser cumpridos

“Sem o conhecimento e noção das medidas de proteção para pessoas, equipamentos e meio ambiente a conta de um acidente vai ser muito alta para o empresário. Então todo o esforço é no sentido de prevenção e orientação para uma gestão sustentável”, disse.

Para a diretora Efetiva do SETCERGS, Etiane Clavijo, a experiência permite aos participantes entender melhor todo o cenário e o papel de cada um dentro de uma situação de emergência.

“As empresas estão se certificando para ISO 39001 e se uniram para fazer esse grande simulado com um treinamento de emergência para analisar os seus tempos de respostas. A preparação do motorista é fundamental porque em uma situação de acidente ele precisa acionar a empresa que vai comunicar todos os órgãos responsáveis para chegada imediata ao local tanto para socorro de vítimas como para os cuidados ambientais”, salientou.

O secretário de Segurança Pública de Nova Santa Rita, Moacir Godoy, cumprimentou o SETCERGS e todas as instâncias envolvidas nesse projeto.

“É uma honra para cidade de Nova Santa Rita recebermos um evento de tamanha importância”, afirmou.

Na sua fala, o secretário de meio ambiente de Nova Santa Rita, Leonardo Martins, destacou a relevância de efetuar trabalhos integrados.

“Cada minuto que estamos investindo aqui na ponta é uma vida que pode estar sendo salva. Interagindo e com as equipes trabalhando de forma alinhada significa um tempo de resposta mais rápido em um atendimento”, disse

A Dipesul Volvo, patrocinadora do programa de segurança viária do SETCERGS, esteve representada pelo gerente geral de Vendas da Dipesul Volvo, Marcelo Schneider Klauberg. Ele  lembrou dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que estima em 45 mil mortos/ano e um custo econômico de R$ 50 milhões resultados de acidentes de trânsito no Brasil.

O diretor de Gestão do SETCERGS, Roberto Machado, salientou a importância das parcerias na realização do simulado.

“Somos pioneiros como primeiro projeto do país junto com a montadora Volvo, na área de segurança viária. É motivo de muito orgulho para nós e para nossos associados”, salientou.

O prefeito de Nova Santa Rita ,Rodrigo Amadeo Battistella, salientou a necessidade das equipes estarem preparadas para situações inesperadas.

“Ninguém quer que os acidentes aconteçam, mas eles ocorrem. Nós temos como prioridade cuidar da vida. Recentemente tivemos acidentes com carga perigosa e se não fosse a celeridade da Defesa Civil e de todos órgãos poderíamos ter tido uma catástrofe muito maior. Por isso entendemos a importância desse tipo de evento”, disse.

Além de ser um requisito legal no transporte de produtos perigosos, o simulado é uma oportunidade para as empresas entenderem os processos necessários em caso de acidentes. O evento está previsto no programa de treinamentos e gerenciamento de riscos das empresas, garantindo o cumprimento das normas e a capacitação das equipes.

Durante o simulado, foram reproduzidas situações envolvendo um caminhão tanque carregado com produto granel líquido perigoso e um veículo transportando IBC’s com produto químico perigoso e carga embalada não perigosa. O choque entre os veículos resultou em vazamentos nas válvulas do caminhão tanque, no IBC e na carga embalada, simulando uma situação real de emergência.

A comissão organizadora do evento contou com representantes do SETCERGS, AMBIPAR, Prefeitura de Nova Santa Rita (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal da Segurança Pública), Brigada Militar Ambiental, Corpo de Bombeiro Militar de Canoas, Defesa Civil Municipal, Divisão de Trânsito de Nova Santa Rita, FEPAM, Guarda Municipal de Nova Santa Rita, Polícia Rodoviária Federal, Pronto Atendimento de Nova Santa Rita, SAMU, Cooperlíquidos e Rodofama.

Após o evento, serão gerados relatórios para as empresas participantes de modo que estejam cada vez mais preparados para normatizações como a ISO 39001 e a Segurança Viária.

Acesse as fotos clicando aqui. 

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×