Presidente do SETCERGS falou ao Grupo Sinos
Os jornais do Grupo Sinos publicaram nesta quinta-feira (23) reportagem mostrando as dificuldades que o setor de transporte enfrenta, agravada pelo novo reajuste no valor do diesel, que ocorreu na última sexta-feira (17). A Petrobras autorizou alta de 5,18% no preço da gasolina e de 14,26% no preço do diesel.
O presidente do SETCERGS, Sérgio Gabardo, comentou o risco de colapso no setor. “Ninguém quer pagar para trabalhar, por isso, pode faltar transporte sim”, enfatizou.
Além do reajuste no diesel, Gabardo destacou outros problemas vividos pelo setor de transportes. “Temos várias situações não resolvidas, pagamos taxas absurdas como transportador no Rio Grande do Sul, tem licença que custa mais de R$ 2 mil e um IPVA muito elevado. Um caminhão novo tem que comprar tacógrafo, temos que pagar para pernoitar e temos outro grave problema que é o roubo de carga. São vários problemas dentro do setor que poderiam ser amenizados principalmente dentro do nosso Estado.”
Enquanto a situação, a níveis estadual e nacional, não se resolve, a saída, conforme Gabardo é tentar reduzir custos e melhorar a produtividade. “Se hoje eu tenho 10 caminhões, vou pensar em ter sete e mais econômicos”, avaliou.
Leia aqui a reportagem completa (para assinantes).