Sistema Khronos do MTE e atualização do regulamento da resolução 5.998 foram temas debatidos
O encontro mensal da Comissão de Produtos Perigosos do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS), foi realizado nesta terça-feira (09), e tem por objetivo reunir as empresas associadas para atualizar as normas relacionadas ao transporte, manuseio e armazenamento de produtos perigosos e não perigosos.
As boas-vindas foram dadas pelo diretor Eduardo Richter, também coordenador da Comissão de Segurança do SETCERGS e pelo coordenador da Comissão de Produtos Perigosos, Giovani Pasini. A reunião teve a participação do diretor e da gestora do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná – Curitiba (SETCEPAR), Antônio Bochnhia, presidente da Transportadora Transbochnhia e Camila Rangel.
A reunião foi ministrada pelo assessor de PP, Gilberto Cheiran e trouxe atualizações da Legislação para o Transporte, Armazenagem e Manuseio de Produtos Perigosos e não Perigosos; alertas de cuidado aos complementos das normas do Ministério do Trabalho pelas ferramentas utilizadas atualmente para fiscalizar as empresas; sistema Khronos de fiscalização trabalhista do MTE que precisa ser seguido; assim como as novas orientações da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, como a atualização do regulamento da resolução 5 998 e assuntos gerais.
“Tivemos a presença de pessoas que trouxeram uma visão de fora, como o Antônio e Eduardo que trouxeram contribuições positivas, engrandecendo o trabalho realizado”, comenta o assessor.
Cheiran passou um alerta para os associados em relação a cuidados e atenção com as Fake News, assim como os prejuízos que esta prática pode trazer tanto para a empresa como para a própria pessoa. Alguns tópicos do Código Brasileiro de Trânsito foram debatidos, tais como dirigir de pés descalços, sem camisa etc.
O diretor do SETCEPAR explanou como está sendo a retomada dos assuntos relacionados a produtos perigosos, interagindo com os participantes.