SETCERGS realiza 1º Encontro da Comissão Mercosul

Evento virtual reuniu dezenas de associados

O cumprimento de acordos internacionais, a reciprocidade de tratamento entre os países do Mercosul e a recente exigência de testes PCR para a entrada de motoristas nos países vizinhos foram alguns dos assuntos abordados no 1º Encontro da Comissão Mercosul do SETCERGS nesta terça-feira (04).

O evento, realizado de forma virtual e gratuita, atraiu dezenas de associados. A mediação foi do presidente Sérgio Gabardo e do vice-presidente de Transporte Internacional do SETCERGS, Lucas Scapini. Participaram o presidente da ABTI, Francisco Cardoso, e a diretora executiva da entidade, Gladys Vinci.

“Temos que motivar os governantes (do Mercosul) para que conversem mais”, disse Gabardo, comentando a lentidão com que às vezes ocorrem as negociações entre os países do bloco. “Eles têm que ter um diálogo maior.”

Gladys Vinci concordou, e narrou os problemas enfrentados em países vizinhos nos momentos mais críticos da pandemia. “Passamos por momentos muito difíceis, com muitos motoristas retidos, com entendimentos de que não éramos uma atividade essencial e como tal, teríamos que parar. Mas revertemos isso com um diálogo forte e franco.”

Cardoso falou do esforço para obter, junto ao Governo Federal brasileiro, o reconhecimento do transporte rodoviário internacional de cargas como exportador de serviços. “E temos que estar atentos”, acrescentou. “Nossa grande briga, na reforma tributária, é continuar sendo isentos no tributo que vai substituir o PIS/COFINS.”

“A gente acredita muito nesse movimento de engajamento, de união de esforços, para realmente fazer a diferença pro nosso setor”, concluiu Lucas Scapini.

[xyz-ips snippet=”tagsPost”]

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×