Um dos objetivos do treinamento foi atualizar os participantes das empresas do segmento, quanto ao cuidado com a legislação sobre as novas normas aplicadas ao setor
Aconteceu nesta terça-feira, (28), o Treinamento para Armazenagem e Manuseio de Produtos Perigosos, de forma presencial, na sede do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul – SETCERGS.
Foram oito horas de palestra onde os representantes das empresas presentes puderam questionar e sanar suas dúvidas em relação ao tema proposto.
Gilberto Cheiran, instrutor da Comissão de Produtos Perigosos do SETCERGS, explanou as atualizações na legislação que rege a parte operacional para o transporte de produtos perigosos e não perigosos.
“O objetivo deste treinamento foi alertar os responsáveis pelas empresas do segmento, quanto ao cuidado da legislação, no que rege a parte operacional, assim como da parte do transporte, do atendimento e todos os requerimentos obrigatórios para esse tipo de transporte. O cumprimento deste regulamento, principalmente em relação ao kit para o primeiro atendimento, que dependendo da classe do produto é uma composição e questões sobre a identificação do equipamento para o transporte de produto perigoso, são as maiores dúvidas que chegam ao SETCERGS”, comenta o Instrutor.
A legislação brasileira é uma das mais complexas e restritivas, com penalidades que vão da multa ao processo civil criminal, apreensão do veículo e prisão do condutor pelo não cumprimento das normas para a atividade.
Cheiram também abordou durante o curso sobre as NBRs que regulamentam as exigências previstas na Resolução 5.998 da ANTT, incluindo a Identificação dos equipamentos para o transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenagem de produtos (perigosos e não perigosos). Enfoque para a NBR 7500 da ABNT, que apresenta as características dos rótulos de risco, dos painéis de segurança, dos rótulos especiais e dos símbolos de risco e de manuseio, bem como a identificação das unidades de transporte e o emprego de rótulos nas embalagens de produtos perigosos; abrange também a identificação das embalagens e os símbolos de manuseio e de armazenamento para os produtos classificados como não perigosos para transporte.
“As NBRs são os únicos documentos que não estão disponíveis na internet, precisam ser adquiridas. Esse é um dos papéis do SETCERGS que através dos treinamentos, passa para as empresas associadas os pontos principais das normas, tirando as dúvidas e orientando para a gestão adequada das normas aplicadas”, conclui.
Estiveram presentes no treinamento as empresas: Trânsito Brasil Transporte, Alcancy Assessoria, Químea, Multi Armazens, Ouro Negro Transportes, Transliquidos, Dinon Transportes, Modular Transportes, Afubra, Hyplass e Rauter Quimica, que levarão todas atualizações e conhecimento adquirido para o dia a dia dentro da sua instituição.