A capacitação foi uma oportunidade de buscar conhecimento no tema e trocar informações junto a uma Instituição de alto nível
Nesta sexta-feira (05) encerou o Curso Executivo Negociação Sindical, realizado na unidade do SEST SENAT, em Porto Alegre, oferecido pelo Sistema Transporte e ministrado pela Fundação Dom Cabral – FDC, que começou no dia 1ºde abril. Representando o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul esteve presente a vice-presidente de Transporte Internacional, Andressa Scapini e a diretora Efetiva, Betina Kopper, ambas também fazem parte da comissão das Relações de Trabalho do SETCERGS
O objetivo do curso foi ajudar os sindicalistas a desenvolverem habilidades, como comunicação efetiva, gestão de conflitos, análise de dados e planejamento estratégico, entre outras competências cruciais para o sucesso das negociações coletivas.
O professor Renato Franco Corrêa da Costa, de reconhecida técnica e habilidade, transmitiu estratégias e vivências negociais experimentadas na sua carreira de forma a tornar mais objetiva a abordagem dos temas. Aspectos legais e práticos foram o pano de fundo dos cinco dias de aulas intensas e proveitosas.
Segundo Andressa Scapini, a importância das negociações sindicais fica ressaltada a partir da Reforma Trabalhista e com o julgamento do STF acerca do Tema 1046, quando valida a prevalência do acordado sobre o legislado, ou seja, as negociações sindicais passam a contar com maior importância e validade, exercendo a força de lei entre as partes envolvidas. Neste cenário jurídico, assegurando os limites e permissivos da lei, as convenções e acordos coletivos passam a ser estratégicos.
“O conteúdo servirá de lastro e aprimoramento para as negociações sindicais do SETCERGS que se iniciam em breve”.
“Esse curso foi muito importante, pois trouxe atualizações jurídicas voltadas a área trabalhista e sindical, aprofundando nosso conhecimento e contribuindo para nossa vivência prática nas negociações coletivas. Assim, tornando as convenções um meio muito hábil para alinhar questões imprescindíveis da nossa operação”, completa Betina Kopper
Esta foi a terceira turma que se especializou no tema. São Paulo e Brasília capacitaram representantes de entidades e empresas do transporte que participam das negociações.
O Estado do Rio Grande do Sul foi escolhido, por ser uma das Federações mais atuantes junto ao Sistema Transporte. O evento reuniu profissionais de federações, de sindicatos e de empresas contribuintes do Sistema Transporte de várias regiões do país.