Realização do Seminário contou com apoio do SETCERGS
Aconteceu nesta quinta-feira, 31/10, o II Seminário – Boas Práticas no Combate ao Crime Organizado organizado pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. O evento ocorreu na Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul – ASDEP e contou com apoio do SETCERGS.
O evento teve como objetivo a troca de conhecimentos e informações estratégicas entre diferentes órgãos de segurança, além de compartilhar boas práticas e métodos de prevenção atualizados aos novos tipos de crime.
Representando o sindicato, esteve presente no evento a Comissão de Segurança do SETCERGS. O vice-coordenador da comissão e diretor efetivo do sindicato, Marcelo Garcez, valorizou a aproximação entre o Sindicato e as forças de segurança.
“Estamos aqui patrocinando o com o objetivo de ter uma aproximação maior ao DEIC. Essa aproximação é importante para o suporte aos nossos associados, principalmente com as questões de roubo de carga, veículo e patrimônio”, afirmou o diretor.
O Transporte Rodoviário de Cargas e Logística, setor frequentemente exposto a altos riscos financeiros e logísticos em função de roubos, pode se beneficiar de um seminário de boas práticas para o desenvolvimento de protocolos de segurança mais eficazes, é o que aponta a delegada titular da Delegacia de Roubos e Furto de Cargas do DEIC, Isadora Galian.
“Esse evento serve também para estreitar nossas relações enquanto instituições e mostrar que essa parceria efetivamente tem trazido bons resultados no Rio Grande do Sul em relação a redução de indicativos criminais. Essa parceria e troca de informações dos setores de inteligência e dos gerenciadores de risco das empresas de transporte foram importantes para alcançar ainda mais números históricos de redução, então esperamos que essa parceria perdure”, ressaltou a delegada.
De acordo com dados recentes da CNT, de janeiro a julho deste ano, foram registradas 5.527 ocorrências no Brasil, uma redução de mais de 11% na comparação com o mesmo período de 2023 para o país.
O evento abordou o conteúdo a partir de estudos de casos de crimes e também palestras sobre assuntos relevantes para as forças de segurança pública.