Ação da Semana Nacional de Trânsito abordou motoristas e visitou transportadora
Na sexta-feira, dia 24, a blitz educativa aconteceu na avenida São Pedro, em frente à sede do sindicato, e teve o apoio da Brigada Militar. O presidente do SETCERGS, Sérgio Gabardo, acompanhou a ação. “A preocupação com a segurança no trânsito é responsabilidade de todos, assim como a adoção efetiva de medidas para reduzir os acidentes e mortes”, disse Gabardo.
Com apoio do Programa Despoluir, SEST SENAT, da Fetransul e da Concessionária Transrio, foram distribuídos materiais com informações de prevenção e brindes. “Estamos dando suporte como empresa parceira do SETCERGS”, disse Adriano Panzini, representante de vendas da Transrio. “Por isso, é importante participarmos desses eventos, além de ser uma vocação da empresa.”
A Cooperativa de Crédito Transpocred foi outra apoiadora. “Como somos a única cooperativa de crédito no segmento do transporte, achamos muito importante trazer esse apoio e conscientização para a comunidade”, explicou Carine Cardoso, gerente da Transpocred.
A atividade teve também a presença do secretário de Segurança de Sapucaia do Sul, Coronel Oto Amorim.
No sábado (25), Dia Nacional do Trânsito, as equipes foram até a filial da Empresa Cooperlíquidos, em Canoas, para a abordagem de motoristas no trânsito e uma palestra para os profissionais dentro da empresa. A iniciativa teve o apoio da prefeitura de Canoas. O secretário adjunto de Transportes e Mobilidade do município, Lucas Lacerda, representou o prefeito Jairo Jorge.
Na palestra, o agente de trânsito Marcos Carús mostrou como funciona um etilômetro e enfatizou a importância de evitar o álcool e as drogas, ter cuidado com as ultrapassagens e respeitar a velocidade. Ele ilustrou o conteúdo com exemplos de acidentes reais. “Temos muitas fotos de acidentes acontecidos aqui em Canoas, então podemos mostrar e comentar as causas”, explicou.
A ação foi acompanhada por Ana Maria Viezzer, presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas, e por Iracema Gabardo, que representou também a Transportes Gabardo.
A presidente da Cooperlíquidos, Etiane Clavijo, agradeceu a iniciativa. “Como aqui temos três tipos de transporte dentro da empresa, é importante conscientizar não apenas os motoristas mas também os funcionários para que eles tenham o entendimento de como realmente funciona o trânsito lá fora, com os veículos pesados”, disse. “Agradecemos esse grupo tão especial que está aqui, trazendo esse conhecimento.”
As ações tiveram apoio da Brigada Militar.