SETCERGS lança Programa Iron Woman para incentivar mulheres no Setor de Transporte

Iniciativa pioneira oferece formação e oportunidades para mulheres motoristas profissionais de caminhão no Rio Grande do Sul

Uma noite histórica, de quebra de barreiras e desmistificações em um mercado de trabalho tradicionalmente dominado por homens. O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETRCERGS) apresentou, em parceria com a Dipesul Volvo e Gabardo Transportes, o programa Iron Woman, uma iniciativa destinada a promover a diversidade e incentivar a participação das mulheres no mercado de trabalho. O evento de lançamento ocorreu na noite dessa quinta-feira (18) na sede do Sindicato, em Porto Alegre.

O programa Iron Woman oferece às mulheres a oportunidade de obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D, qualificando-as para se tornarem motoristas no setor de transporte de cargas. As participantes passaram por um processo de seleção, incluindo entrevistas e treinamentos teóricos e práticos. Agora, poderão fazer o processo de obtenção da CNH. Nesta primeira edição, a iniciativa começará com uma turma de 20 mulheres. 

O presidente do SETCERGS, Sérgio Mário Gabardo, destacou a importância do projeto. “As mulheres estão em uma grande ascensão e o setor de transporte precisa de bons motoristas, pois há uma falta de profissionais qualificados. A importância desse projeto é imensa para nós do SETCERGS. Queremos continuar apoiando turmas de mulheres que desejam dirigir caminhões. Eu próprio passei muitos anos na estrada com um caminhão, acompanhado de minha esposa, enfrentando dificuldades para comprar pneus e pagar as contas no fim do mês. Porém, com dedicação, conseguimos construir uma empresa. E vocês, com foco e determinação, também podem alcançar esse objetivo. O mundo pertence àqueles que prestam atenção e se dedicam a fazer as coisas da maneira certa”, disse.

A gerente de Recursos Humanos da Dipesul Volvo, Laura Alam, salientou que a empresa acredita profundamente no potencial das mulheres. “Por isso, estamos juntos nesta caminhada, possibilitando que elas se preparem e se qualifiquem para obter oportunidades no mercado. Esta é a primeira turma, e já notamos um enorme interesse das mulheres por essa oportunidade. Desde o processo seletivo, passando pelos treinamentos e a formação teórica, até a conquista da carteira de habilitação, vemos que elas estão firmes nessa jornada”, afirmou.

 Uma das participantes do programa, Lisiane Ferreira Muller, compartilhou sua motivação. “Entrei no programa Iron Woman com o propósito de proporcionar uma vida mais confortável para o meu filho, enquanto realizo meu sonho de dirigir pelas estradas. Este programa não só me dá a oportunidade de seguir uma carreira que sempre desejei, mas também de garantir um futuro melhor para a minha família”, declarou.

Rosângela Barcellos, uma das coordenadoras do Núcleo de Ação Social (NAS) do SETCERGS, destacou a importância do projeto. “Eu só posso desejar sucesso e dizer que serão maravilhosas motoristas. A mulher tem atenção e tem cuidado. Dirigir um caminhão é uma delícia e todas terão a oportunidade de sentir isso”, relatou.

Iracema Gabardo, também coordenadora do NAS, reforçou a mensagem. “É muito bom saber que temos mulheres dispostas a encarar essa profissão. É lindo ver todas aqui. Muitas vezes a mulher precisa se organizar sozinha e sabemos o quanto o trabalho é importante. Sem trabalho, não há alimento e dinheiro para a educação de nossos filhos”, disse.

Roberto Machado, diretor de Gestão do SETCERGS, comentou sobre o envolvimento do NAS no projeto. “O NAS é nosso Núcleo de Ação Social, onde atendemos centenas de pessoas e entidades que necessitam de ajuda. Esse grupo presta uma ajuda humanitária e financeira fundamental”, afirmou.

O vice-presidente de Responsabilidade Social do SETCERGS, Tony Bernardini, expressou a satisfação pelo trabalho com uma mensagem às participantes. “Trazer novas profissionais para o mercado de trabalho é muito importante. Meu pai foi motorista por trinta anos, já tive a experiência e sei como é. Essa profissão tem suas dificuldades, mas é muito gratificante”, relatou.

O evento também contou com a participação da Comissão de Jovens Empresários e Executivos do SETCERGS (COMJOVEM Porto Alegre), representada pelo coordenador Gustavo Kras. O projeto também conta com a participação de parceiros como DB Toxicológico, Toptox Toxicológico e o CFC Humaitá, que darão suporte necessário para o exame toxicológico e as aulas práticas.

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×