Semana Nacional do Trânsito foi instituída em 1988 e vai de dia 18 a 25 de setembro
Cursos, palestras, debates, atividades para escolas, blitze de trânsito e conteúdo nas redes sociais. Nessa Semana Nacional de Trânsito 2024, o DetranRS promove e participa de diversas ações buscando chamar a atenção para a segurança no trânsito. A SNT foi instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro em 1998. Todos os anos, de 18 a 25 de setembro, não somente o DetranRS, mas outros órgãos de trânsito e organizações da sociedade civil desenvolvem atividades para alertar sobre os riscos no trânsito e promover uma cultura de paz.
A paz começa por você é justamente o tema definido para esse ano pelo Conselho Nacional de Trânsito. Dentro dessa temática, os órgãos de trânsito convidam diversos públicos a reflexão.
Além de seus cursos regulares, a Escola Pública de Trânsito do DetranRS promove no dia 18 uma atividade nos espaços de aprendizagem de sua sede para alunos e professores da EEEF Professor Olintho de Oliveira. A biblioteca da Escola também produzirá um Mural Virtual com foco na mobilidade das cidades utilizando trechos de livros. O vídeo será veiculado no Instagram @escoladetranrs.
As equipes da Balada Segura do DetranRS estarão nas ruas durante às noites e madrugadas fazendo a fiscalização de trânsito, com ênfase na alcoolemia ao volante, além de orientações, informações e propagação do comportamento seguro no trânsito. Será dada especial atenção a região do Acampamento Farroupilha na Capitals, onde haverá grande concentração de pessoas.
Eventos externos
O primeiro evento aconteceu na manhã do dia 18, com o DetranRS participando do Congresso Internacional de Trânsito promovido pela Brigada Militar. Diretores da Autarquia compuseram as mesas sobre eletrificação da frota, educação para o trânsito e legislação da alcoolemia.
No dia 23, o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores reúne Diretores de Ensino dos CFCs para um seminário no Sesc. O evento, que tem o apoio do DetranRS busca qualificar o ensino para a formação de condutores no RS. Técnicas pedagógicas avançadas, novas ferramentas/tecnologias e atualização da legislação estão entre os temas previstos.
Por fim, no dia 24, o DetranRS leva o diagnóstico das mortes no trânsito gaúcho para o Painel da Sinistralidade no RS. Promovido pelo CetranRS e Famurs, o evento vai reunir prefeitos e secretários municipais de trânsito para ouvir órgãos de fiscalização, delegados de trânsito e IGP. O objetivo é formar uma Câmara Temática que vai propor intervenções a partir dos dados disponíveis.
Para conferir a programação completa, clique aqui!
Fonte: Detran RS