A cobrança é automática e realizada através da etiqueta eletrônica (TAG) dos veículos ou pela leitura das placas
Free flow é um sistema de cobrança de pedágio sem as praças físicas, prevendo fluxo livre. Funciona por meio de pórticos instalados nas rodovias, que fazem a leitura da placa ou de um chip (Tag) nos veículos que passam por eles.
A cobrança é automática realizada através da etiqueta eletrônica (TAG) dos veículos ou pela leitura das placas. As TAGs são oferecidas pelas Operadoras de Pagamento Automático de Pedágio, que são empresas autorizadas pelas agências reguladoras.
O pagamento da tarifa para a concessionária CSG poderá ser realizado através de diversas formas, desde o meio físico até o digital, em até 15 dias depois da passagem pelos pórticos.
O sistema faz a leitura da TAG instalada no seu veículo e a tarifa é cobrada direto na sua fatura. Lembrando que com a TAG você tem descontos na tarifa. As TAGs são oferecidas pelas Operadoras de Pagamento Automático de Pedágio, que são empresas autorizadas pelas agências reguladoras.
O primeiro pedágio de fluxo livre, no Rio Grande do Sul, está localizado na estrada ERS-122, entre Flores da Cunha e Antônio Prado.
No estado do Rio de Janeiro está localizado na BR-101 (Rio-Santos), entre Ubatuba (SP) e a cidade do Rio de Janeiro, o free flow está em 3 pórticos localizados nos km 414 (Itaguaí), km 447 (Mangaratiba) e km 538 (Paraty).
NÃO TENHO TAG, COMO POSSO PAGAR?
O sistema faz a leitura da placa e o valor da passagem estará disponível para pagamento em até 48 horas. A tarifa deve ser paga em até 15 dias corridos após a passagem pelo pórtico de cobrança, por meio de cartão de crédito ou PIX nos canais abaixo:
-No Rio Grande do Sul a CGS – Caminhos da Serra Gaúcha, é a concessionária que administra.
Pagamento presencial através de totens na bases:
- BSO 01 – Ipê – ERS 122 Km 151+775
- BSO 02 – Flores da Cunha – ERS 122 Km 99+500
- BSO 03 – Farroupilha – ERS 453 Km 118+600
- BSO 04 – Bom Principio – ERS 122 Km 36+100
- BSO 05 – Capela de Santana – ERS 240+800
ou Pelo site, clique aqui e faça seu cadastro;
ou Pelo aplicativo, (IOS ou Android): CSG FreeFlow (baixar).
-No Rio de Janeiro a CCR RioSP é a concessionária que administra a BR-101 (Rio-Santos), entre Ubatuba (SP) e a cidade do Rio de Janeiro.
Pagamento presencial através de totens na bases:
- Ubatuba – km 31,80 – sentido Rio de Janeiro;
- Paraty – km 580 – sentido Rio de Janeiro;
- Angra dos Reis – km 528 – sentido Rio de Janeiro;
- Angra dos Reis – km 471,45 – sentido Rio de Janeiro;
- Mangaratiba – km 417,40 – sentido Rio de Janeiro;
ou pelo Whatsapp (11) 2795-2238. No menu principal de atendimento digite a opção 4 para realizar o pagamento da tarifa do free flow;
ou pelo App – CCR RioSP (IOS ou Android). Após baixar o APP, clique no banner do free flow e siga os passos para realizar o pagamento;
ou pelo Site – clique aqui e faça seu cadastro.
Atenção! O não pagamento da tarifa, em até 15 dias corridos da passagem, está sujeito a multa de trânsito no valor de R$195,23 e 5 pontos na carteira (Artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro), além de multa e encargos moratórios pelo atraso.