Senador gaúcho quer que concessão continue com iniciativa privada
O Coordenador da Comissão Permanente de Transporte Internacional – COMTRIN, e vice-presidente da NTC&Logística para assuntos internacionais, Danilo Guedes, participou na última sexta-feira (15), de uma reunião virtual de entidades e representantes do setor de transporte internacional de cargas e de despachantes aduaneiros, para tratar da renovação da concessão ao consórcio empresarial Mercovia S/A.
No encontro esteve também o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) que lidera, no campo político, as tratativas para que se continue com a iniciativa privada a gestão da ponte que liga a cidade de São Borja, no Brasil, à cidade de Santo Tomé, na Argentina. Há uma proposta do lado argentino de passar para o poder público esta gestão.
A ponte que liga o Brasil a Argentina foi financiada pela iniciativa privada e pelos governos brasileiro e argentino que, por força do Decreto 3.467/1997, criaram o CUF – Centro Único de Fronteira – para fins de controle de ingresso e saídas de pessoas, mercadorias e meio de transporte, entre outros serviços. O consórcio empresarial Mercovia S/A é quem faz a gestão do CUF, e o contrato de concessão deve terminar em agosto deste ano.
A preocupação das entidades que atuam no CUF é de que, se a gestão passar para o poder público, isso pode acarretar maior morosidade, burocracia, custos e desemprego de cerca de 500 pessoas que trabalham no mesmo.
Guedes defendeu a continuidade da gestão da ponte pela iniciativa privada e solicitou a integração da NTC para ajudar e atuar ao lado das demais entidades visando manter a estrutura atual. A proposta foi aceita por Heinze. O próximo passo deverá ser uma reunião com autoridades em Brasília para dar andamento neste trabalho.
A NTC&Logística informa que manterá todos informados sobre os desdobramentos referente à gestão do CUF.
Fonte: NTC&Logística
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