Saiba quanto tempo a obra vai durar
Quarenta dias depois de ter sido bloqueada parcialmente, a ponte internacional Getúlio Vargas, que liga Uruguaiana, na Fronteira Oeste, a Paso de Los Libres, na Argentina, vai receber reparos. O contrato prevendo o início dos trabalhos foi assinado nesta terça-feira (25) pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A construtora paranaense Arteleste irá executar a obra. Para fazer a recuperação, ela receberá R$ 6,35 milhões.
Os trabalhos vão iniciar já a partir de quarta-feira (26). Caberá à empresa elaborar os projetos e fazer a recuperação da travessia. A expectativa do Dnit é que o conserto de uma laje no trecho do lado brasileiro seja finalizado até fevereiro de 2023. O contrato tem duração até abril.
A travessia foi parcialmente bloqueada após o surgimento de rachaduras. De acordo com inspeção realizada, ocorreu a ruptura de uma laje no trecho do lado brasileiro, o que ocasionou a interrupção parcial do tráfego no local (veja fotos).
Sem aporte novo de recursos do governo federal, não há recursos disponíveis para o Dnit realizar a reforma. Dessa forma, é bem possível e provável que a autarquia tenha que tirar recursos de algum contrato em vigor para garantir que o deslocamento de turistas e de cargas não seja tão impactado no veraneio.
A Arteleste tem experiência neste tipo de serviço. Foi ela, por exemplo, que fez a restauração da ponte do Rio Caí, na BR-386. O serviço foi realizado entre julho de 2018 e maio de 2019.
Fonte: GZH