Um direito que pode equilibrar os custos das empresas
No Rio Grande do Sul, o aproveitamento de créditos de ICMS decorrentes da compra de insumos é impossível, ao contrário do que acontece em outros estados. O resultado são gastos elevados para as transportadoras que adquirem aqui produtos como pneus e combustíveis.
Conseguir que o governo gaúcho viabilize esse direito é uma luta histórica do SETCERGS. Mas, em reunião para tratar do tema, a Secretaria da Fazenda argumentou que precisa de elementos concretos para demonstrar aos órgãos de controle os possíveis reflexos na receita. E pediu uma série de informações, entre elas quais insumos seriam mais relevantes para a concessão de créditos, para formular uma posição. Veja aqui o que foi dito.
Para comprovar que essa restrição prejudica a economia do próprio estado, afugentando as empresas que comprariam aqui seus insumos e movimentariam a economia local, o SETCERGS pede aos transportadores que respondam à pesquisa abaixo:
A pesquisa tem apenas uma página e vai trazer subsídios para que o sindicato tente convencer o poder público do que já é bem sabido no dia a dia das empresas. As transportadoras não serão identificadas.
Ajude o SETCERGS a obter mais esse direito para o transportador!