Presidente do SETCERGS comenta momento atual da legislação no setor de transporte de cargas e logística

Sérgio Mário Gabardo concedeu entrevista ao programa Manhã RDC

Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Rio Grande do Sul (SETCERGS), Sérgio Mário Gabardo, participou nesta terça-feira (12/09) do programa Manhã RDC, da RDCTV, e comentou sobre o momento atual das leis para este segmento. As recentes mudanças na legislação têm provocado dúvidas e preocupação nos empresários do setor.

“As leis atuais dificultam o transportador a sobreviver atualmente. Por vezes, não conseguimos trabalhar por leis que ninguém entende as razões delas existirem”, disse. Entre os entraves apontados, Gabardo citou a norma que proíbe tanques com capacidade superior a 500 litros. “Em nenhum lugar do mundo se fabrica tanque com essa quantidade. Todos são de 500, 600 ou até 700 litros”, acrescentou.

O presidente do SETCERGS também citou a obrigatoriedade da paralisação do motorista por um dia e meio após seis dias de viagem. “Digamos que o motorista está em Osório e mora em Porto Alegre, ele precisa parar por determinação da lei e não pode chegar em casa quando deseja”, explicou.

Gabardo reiterou que compreende a necessidade de pausa na jornada, mas questionou essa inflexibilidade e a falta de garantia de segurança dos profissionais. “O motorista é obrigado a parar e não possuímos essa infraestrutura de pontos de parada seguros, o que ocasiona insegurança e perigo aos motoristas.”
Por fim, o presidente do SETCERGS lamentou o alto valor dos pedágios e a situação das rodovias no Rio Grande do Sul. “Estradas precárias, pedágios caros. O país precisa pensar o que fazer”, finalizou.

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×