Produção de veículos em maio esbarra na falta de semicondutores no Brasil

Mesmo assim, caminhões tiveram melhor produção desde 2014

A produção de veículos em maio foi de 192,8 mil unidades, apenas 1% superior à de abril, de acordo com o último levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA). Desde janeiro, o nível de produção fica entre 190 mil e 200 mil, o que revela uma espécie de “teto técnico” provocado não pela falta de demanda, mas pela crise global de fornecimento de semicondutores.

“Esse problema, que deve se alongar até os primeiros meses de 2022, é o responsável pelas paralisações temporárias de parte de nossas fábricas, algumas por períodos curtos, outras mais longos”, explica o Presidente Luiz Carlos Moraes, ressaltando que essa questão atinge vários setores industriais, mas o automotivo em especial, já que um único veículo pode ter até 600 semicondutores em seus sistemas eletrônicos de motorização, câmbio, segurança, conforto, entretenimento etc.

Enquanto a produção patina, o licenciamento de 188,7 mil unidades em maio representou alta de 7,7% sobre o mês anterior, com destaque para os 11,5 mil caminhões, melhor resultado do segmento desde dezembro de 2014. Elevação maior ainda tiveram as exportações: 37 mil veículos foram embarcados, 9,1% a mais que em abril. No acumulado dos cinco primeiros meses, os licenciamentos de autoveículos chegaram a 891,7 mil, e as exportações a 166,6 mil.

Caminhões

A produção de caminhões em maio somou 13.908 unidades, o melhor resultado mensal desde fevereiro de 2014. O acumulado do ano teve 60,1 mil unidades fabricadas, mais que o dobro do que foi montado nos mesmos cinco meses do ano passado. Com resultados melhores do que esperava, a associação que reúne os fabricantes já admite a possibilidade de rever para cima as projeções desses veículos, caso haja crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e conforme o comportamento de inflação, taxa de juros, nível de empregos e o controle da pandemia, além das questões relacionadas à crise hídrica.

O que puxa para cima a fabricação de caminhões é o mercado interno, ainda motivado pelo agronegócio, sobretudo, mas também por mineração e comércio eletrônico. Os modelos pesados (com Capacidade Máxima de Tração, CMT, acima de 40 toneladas) continuam respondendo por cerca da metade dos caminhões produzidos no Brasil. Eles somaram 29,7 mil unidades no acumulado do ano, 90,2% a mais que em iguais meses do ano passado.

Todos os segmentos de caminhões anotaram alta na produção no acumulado dos cinco meses. O maior crescimento (170,8%) ocorreu nos semileves (com Peso Bruto Total, PBT, de 3,5 a 6 toneladas), mas com pequeno volume de 780 unidades no período. O presidente da Anfavea recorda que a falta de semicondutores também afeta a montagem de caminhões no País, mas a dimensão do problema é menor que nos automóveis.

Exportações crescem quase 150%

A venda de caminhões ao exterior somou em maio 1,8 mil unidades, volume 4,8% menor que o de abril. No acumulado do ano, no entanto, foram quase 9 mil unidades, o que resultou em crescimento de 148,1% pela comparação interanual.

Os caminhões pesados somaram nestes cinco meses 4,1 mil unidades exportadas (alta de 114,3%). O segundo maior volume foi de semipesados (com CMT igual ou inferior a 40 toneladas). Eles somaram 2,6 mil unidades, anotando crescimento próximo a 200%.

Os modelos leves (com PBT de 6 a 10 toneladas) também tiveram embarque significativo no período, 1,4 mil unidades (acréscimo de 153,5% pela comparação interanual). Embora a exportação total de veículos (automóveis e veículos comerciais) tenha crescido 66,5% em volume nestes cinco meses, a alta em valores foi mais expressiva (78,5%) por causa do maior valor agregado dos caminhões exportados.

Política industrial e visão de futuro da nação

Na opinião de Luiz Carlos Moraes, a crise dos semicondutores, com produção quase toda concentrada na Ásia, é reveladora de um desafio que precisa ser enfrentado pelo Brasil como uma nação com visão de futuro. “Estados Unidos e países da Europa captaram o sinal de alerta e já estão desenvolvendo políticas industriais no sentido de produzir localmente esses componentes eletrônicos, que são a base de toda a
revolução tecnológica do 5G, internet das coisas, automação e outras já em curso”, afirma o Presidente da ANFAVEA.

“O setor automotivo e outras indústrias dependem cada vez mais desses insumos para dar um passo além em termos tecnológicos, atraindo para o país investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento, e na esteira disso gerando conhecimento técnico, acadêmico e empregos de altíssima qualidade. Já estamos atrasados, o que exige urgência e grande visão de futuro por parte dos nossos dirigentes”, conclui Moraes.

Fonte: ANFAVEA/AB

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