Saiba como foi o treinamento no SETCERGS
No segundo dia do do Treinamento Processos Operacionais e Emergenciais em Segurança Viária, oferecido pelo SETCERGS, o engenheiro Rubem Penteado de Melo abordou casos práticos de sinistros que podem ocorrer nas estradas.
“Estou trazendo muitos exemplos reais e casos de acidentes em que trabalhei na perícia. Vamos fazer reconstituições e analisar as causas a fim de gerar medidas preventivas para que este acidente não se repita”, explica o instrutor.
Os representantes das transportadoras vão aprender quais documentos devem ser providenciados para estudar como o acidente aconteceu. “Vamos, por exemplo, avaliar por quê um tombamento ocorreu e quais são, na pista, os pontos críticos. Sempre partindo do princípio de que a ideia não é identificar o culpado, essa é a tarefa da Polícia Rodoviária. Nosso objetivo é identificar o que causou o problema e quais as medidas preventivas para que nunca mais ocorra”, diz Melo.
O que dizem os participantes:
Leonardo Nascente, engenheiro de segurança do trabalho da CMPC, uma das maiores produtoras de celulose e papel da América Latina, diz que o conteúdo do treinamento é de grande utilidade para as empresas.
“Resolvemos participar desse treinamento no SETCERGS devido ao grande número de veículos que nós temos circulando nas rodovias. O conteúdo é de extrema importância para ajudar a verificar as condições de segurança, e que consigamos avaliar e ter a certeza de que os equipamentos estão sendo conduzidos e fazendo o transporte de forma segura.”
Outro dos participantes do treinamento é João Pierotto, ex-presidente do SETCERGS.
“Estou aqui pela necessidade de atualização, de conhecer novos conceitos com pessoas especializadas no tema. Recebemos aqui uma semente, uma ideia e, depois, nos tornamos muntiplicadores”, disse.
Pierotto defende que a conscientização dos profissionais do volante é fundamental para o sucesso de uma empresa.
“O principal patrimônio de uma transportadora está na mão de quem dirige o caminhão, circulando pelas ruas e estradas do país. Então, a segurança é fundamental em muitos aspectos.”
Programa de Segurança Viária
Katia Huesken é consultora técnica da Global Certification System (GCS) que implementa a ISO 39001 nas transportadoras participantes do Programa de Segurança Viária SETCERGS (PSVS). Ela considera que o treinamento contribuiu muito com a qualificação.
“O atendimento de emergências é um ponto bem importante no programa, e as empresas assim ampliam o seu conhecimento. Podem escrever seus processos e focar em cuidados que muitas vezes passam despercebidos, desde a manutenção do caminhão até os cuidados com as rotas”, diz.
O PSVS atende empresas de qualquer porte e, de acordo com Kátia, está na fase de implantação.
“Já estamos na fase final de preparação de documentos, com auditoria externa agendada para a certificação, em maio. As ações estão sendo implementadas, e isso é muito bom de ver acontecer. É motivador!”