Prefeitura de POA publica chamamento público para recolhimento de resíduos do Porto Seco

As propostas devem ser encaminhadas até às12h desta sexta-feira (05) para o endereço: parcerias@portoalegre.rs.gov.br

A prefeitura publicou, no Diário Oficial do Município de Porto Alegre (Dopa), clique aqui, dessa quarta-feira (03) o edital de chamamento público para a contratação de empresas para transporte de Resíduos Sólidos do Desastre Natural (RSDN) alocados no terreno de bota-espera do Porto Seco (av. Élvio Antônio Filipetto – Rubem Berta) ao aterro de inertes localizado em Gravataí. Bota-espera são áreas próximas das regiões inundadas, onde o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) descarrega os materiais recolhidos. O peso estimado dos resíduos depositados no local é de 10.957 toneladas, com investimento previsto de cerca de R$ 945 mil.

As propostas devem ser encaminhadas ao endereço parcerias@portoalegre.rs.gov.br, até as 12h de sexta-feira, 5. Pedidos de informações e esclarecimentos podem ser obtidos até esta quinta-feira, 4, às 16h, pelo mesmo e-mail. O critério de escolha da proposta será o de menor preço.

O serviço terá prazo de execução de 30 dias, conforme o Termo de Referência, a contar da ordem de início. A contratação emergencial engloba a carga e transporte de resíduos gerados pelo desastre climático, com fornecimento de equipamentos, caminhões, respectivos operadores e motoristas e mão de obra.

Equipes e equipamentos – O edital prevê a remoção de todo o volume de resíduos existentes, com total esvaziamento dos locais, conforme os quantitativos estimados. Os equipamentos e caminhões trabalharão na remoção completa e transporte de todos os tipos de resíduos, inservíveis, entulhos, lixo, incluindo mobiliário, utensílios, eletrodomésticos, eletrônicos, entre outros, atualmente depositados nos bota-espera.

Para a execução dos serviços estima-se ser necessário os seguintes equipamentos, caminhões e mão de obra: um encarregado geral com veículo, um veículo leve, dois auxiliares gerais, uma escavadeira hidráulica, uma pá carregadeira, um trator de esteira, caminhões com caçambas basculantes trucados ou com cavalo mecânico (carretas). A contratada também deverá prover vigilância noturna e implantar um container e sanitário químico no bota-espera. A fiscalização estará a cargo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

Em relação à limpeza das ruas, a prefeitura mantém o prazo de 45 dias para conclusão da retirada do entulho e limpeza de vias. O prazo foi estabelecido ainda em 20 de junho. Até o momento, mais de 167 mil metros cúbicos de resíduos foram recolhidos. Equipes estão trabalhando 24 horas no bairro Mathias Velho para acelerar o processo.

Prefeitura de Canoas também abrirá edital

Com quatro pontos de transbordo, Canoas prepara edital para contratar carretas que levem entulho até aterro de Gravataí. A Previsão da prefeitura é de que os locais sejam totalmente esvaziados na metade do mês de setembro. Em relação à limpeza das ruas, Executivo mantém o prazo de 45 dias para conclusão do trabalho prefeitura de Canoas, na Região Metropolitana, deve lançar na próxima semana um edital para contratação de carretas bitrem. Os caminhões serão utilizados para o transporte do entulho da enchente de maio até o aterro de Gravataí. A informação foi repassada nessa quarta-feira (3) pela Secretaria de Serviços Urbanos.

Atualmente os resíduos retirados das ruas estão sendo levados para quatro pontos de transbordo. O maior está localizado no Parque Eduardo Gomes, no bairro Fátima. De acordo com o secretário Lucas Lacerda, a previsão é de que os quatro locais sejam totalmente esvaziados na metade do mês de setembro.

Fonte: GZH

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