O estudo de dados tem poder transformador em qualquer empresa
Analytics nada mais é do um método de analisar dados, é encontrar relações de causa e efeito para problemas, dilemas, para tudo. O assunto foi tema do INOVARH que aconteceu nesta terça-feira (14) na sede do SETCERGS.
Francisco Vanni, conselheiro da ABRH, ministrou o encontro através de exemplos reais de empresas que transformaram seus resultados através do estudo de dados.
“Se eu tenho uma dificuldade ou preciso tomar uma decisão, a ideia é saber onde mexer e quais fatores estão relacionados a esse problemas para que, no fim do dia, seja possível encontrar a solução e a causa do ocorrido”, comenta Vanni.
O palestrante conta que o primeiro passo para começar a aplicar o analytics dentro de uma empresa é ter curiosidade, uma fome de querer saber. Depois, é preciso ter um ambiente de trabalho preparado com uma organização questionadora, flexível, que busca o porque dos processos serem como são.
Para Vanni, o segmento de transporte e logística é formado por anatytics.
“A área de logística é um processo de análise constante, pois precisa ser cada vez mais rápido, com mais previsibilidade, e isso está no DNA das transportadoras, até por ser um fator de competição muito poderoso”, finaliza.