O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio prevenção e de hábitos de mais saudáveis
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil, com mais de 70 mil casos previstos para por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A doença pode provocar sintomas como surgimento de nódulos e alterações na pele e no mamilo, porém quando diagnosticado nos estágios iniciais, as chances de tratamento eficaz aumentam significativamente.
É neste cenário que a prevenção se torna um ponto-chave na luta contra o câncer de mama. Realizar mamografias a partir dos 40 anos e realizar o autoexame mensalmente são práticas que podem salvar vidas. Além disso, manter um estilo de vida saudável, que inclui uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividades físicas, também ajuda a reduzir os riscos. O envolvimento da família e da comunidade na conscientização sobre a doença é essencial para incentivar as mulheres a cuidarem da saúde.
As campanhas de conscientização, como o Outubro Rosa, têm um papel importante em disseminar informações sobre a prevenção e a importância da detecção precoce. É fundamental que as mulheres conheçam seus corpos e fiquem atentas a quaisquer mudanças. O apoio emocional e a troca de experiências também são vitais, pois a informação pode empoderar e ajudar a desmistificar a doença, contribuindo para um diagnóstico mais rápido e um tratamento mais eficaz.
E para quem quiser saber de maneira mais aprofundada sobre o poder da prevenção no outubro rosa e como ele pode ajudar na conscientização ao câncer de mama, o SETCERGS e a Iracema Gabardo, psicóloga especializada em cuidados paliativos e prevenção ao câncer, vão promover a palestra O Poder da Prevenção na sede do SETCERGS no próximo dia 31, quinta-feira.
Para se inscrever e ter mais detalhes do evento, acesse no Sympla no botão abaixo! O evento é aberto ao público.