Arthur Vasconcellos chamou a atenção dos jovens empresários sobre a importância do branding para as empresas
Construção e gestão de marcas fortes. Assim, Arthur Vasconcellos, sócio fundador da ÍKONA CONSULTORIA e Professor coordenador de MBA, Pós-Graduação e Extensão na ESPM Porto Alegre há 18 anos, definiu branding no COMJOVEM Summit.
No mundo dos negócios, o branding desempenha um importante papel na definição da identidade e do valor de uma empresa. E mais do que um simples logotipo ou uma identidade visual, a marca deve ser entendida como um ativo estratégico intangível que pode influenciar todos os aspectos de um negócio
Para Arthur, é importante desmistificar a ideia de que a construção de uma marca se restringe somente a setores como moda e varejo e não para o setor dos Transportes de Carga. O palestrante ressaltou para a plateia, inclusive, que uma marca forte é fundamental para qualquer tipo de negócio, e ainda destaca que as organizações que investem em sua identidade conseguem se destacar e criar valor significativo.
‘“Muitas pessoas acreditam que a marca é para moda, marca é para varejo. Não, marca é para qualquer tipo de negócio, inclusive para o setor de Transporte de Cargas. Agora há pouco foi falado o caso da venda da Mercúrio, foi vendida para a empresa estrangeira TNT e o Guilherme (Palestrante) foi perguntado o que tornou ela tão valorizada e ele colocou um dos pontos era uma marca forte. A marca é um patrimônio, é um ativo, que ajuda não só a alavancar o negócio, mas inclusive fazer a marca ter mais valor para uma eventual venda.” explicou o palestrante.
Num mundo cada vez mais conectado e competitivo, o branding se torna um elemento de suma importância para o sucesso das empresas. E, Como observado, por Vasconcellos, “profissionais e empresas que se desconectam do espírito de seu tempo acabam ficando pra trás”. Isso significa que, para construir uma marca relevante, é fundamental estar sintonizado com o espírito do tempo, ou seja, as tendências, valores e necessidades do público-alvo.
O palestrante ainda destacou a importância de construir uma marcar forte e definir um posicionamento claro pra ela.
“Ter um propósito, definir o seu público e construir essa marca multiplataforma em todos os pontos em que ela se manifesta. Rede social, adesivagem de veículos, uniforme de vendedor, material. Comunicação, quer dizer, sempre que a nossa marca tiver, a gente tem que ter um zelo e um cuidado para ela transmitir o conceito desejado e transmitir a identidade desejada”, finalizou Vasconcellos.