Leia a nota da Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas do RS
O anúncio do aumento de 25,28% no valor do IPVA para os caminhões, agrava a situação atual das empresas de transporte rodoviário de cargas, que já padecem com os aumentos acumulados do diesel, superiores a 50%, apenas em 2021.
A verdade é que os governos estão arrecadando bem mais do que o previsto, em decorrência do aumento dos combustíveis e veículos. É possível inferir, que de alguma forma, os governos passaram a ser “sócios” na distribuição de lucros da Petrobras e distribuidoras de combustíveis e agora também, das montadoras de veículos.
Na iniciativa privada, a premissa para o aumento de preços está ligada essencialmente à variação dos custos e na lei da oferta e da procura. Já o Estado, deveria basear-se somente no aumento de seus custos, tendo como teto a inflação, que este ano deverá atingir os 10% e não os 25,28%.
Este aumento de arrecadação pode até parecer bom para o governo, porém afeta diretamente a competitividade das empresas, ocasiona perda de competitividade, reduz a atividade econômica, configurando um cenário de estagnação.
Ao situar-se no extremo Sul do Brasil, nosso Estado tem custo logístico maior que outras unidades da Federação. Tal fato onera nossos produtos industrializados e o agronegócio. E também explica porque inúmeras empresas estão migrando para o Sudeste.
Portanto, a sobrecarga tributária farta a máquina pública, mas sufoca nossa economia, em movimento cujo resultado a longo prazo será o inverso do esperado. Cada vez mais empresas de transporte e logística emplacam seus caminhões em outros estados, para reduzir seus custos. Vamos arrecadar menos, porque cobramos demais!
Este será um dos legados do atual Governo do RS, que se elegeu prometendo reduzir a alíquota do ICMS sobre a gasolina, e só o fará no último ano de seu mandato, após ter batido todos os recordes de arrecadação, em decorrência da elevação do preço do combustível.
É inevitável pensar que os índices aplicados ao IPVA buscam compensar a redução da alíquota do ICMS sobre combustíveis.