Nova edição do SASSMAQ é tema de curso no SETCERGS

Sistema terá revisão lançada no ano que vem

O Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ) terá uma nova edição em 2023, que vai incluir um capítulo sobre ESG: práticas com foco em Ambiental, Social e Governança. Para preparar as transportadoras gaúchas para as novidades na ferramenta criada e gerenciada pela Associação Brasileira de Indústrias Químicas (ABIQUIM), o SETCERGS promoveu, nesta quarta-feira (26), o curso “Sistemas de Gestão de Qualidade”, ministrado pelo assessor de Produtos Perigosos, Gilberto Cheiran.

“Estamos trazendo para o transportador as práticas adotadas mundialmente”, explica Cheiran. “As frotas estão sendo renovadas, a poluição e emissão de CO2 reduzidas, e as empresas estão olhando para fora, para aquelas pessoas que estão no entorno e que também podem estar sujeitas a algum risco. A grande novidade para o prestador de serviços é esse envolvimento que ele vai ter e que vai poder colocar agora em seu planejamento estratégico.”

A expectativa é que a quarta edição do SASSMAQ seja lançada no primeiro trimestre do ano que vem. Segundo Cheiran, o sistema é fundamental principalmente por promover a organização das empresas, o que facilita a gestão. 

“O SASSMAQ passou a ser obrigatório para o transportador a partir de 2005. Em 2018, num levantamento que fizemos através dos registros da ABIQUIM, chegamos a uma redução de 50% dos registros de eventos que havia antes da ferramenta”, conta Cheiran.

Um sistema de gestão robusto, focado em saúde, segurança e meio ambiente, traz para a transportadora garantia de perpetuidade, segurança e preservação da imagem da empresa. 

“É transformar um negócio em cultura. Então, eu estou dentro de uma atividade que tem riscos, mas eu conheço esses riscos, recebi treinamentos e orientações, tudo aquilo que está previsto na legislação. Isso passa a ser uma questão cultural dentro da empresa. Eu cumpro as regras porque eu quero vida, bons resultados e cuidados com o meio ambiente e o patrimônio.”

Planejamento estratégico

Entre os inscritos no curso estava Sheila de Souza Costa, coordenadora de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade da Gavasso & Bianquini Transporte de Produtos Químicos. Segundo ela, o conteúdo terá aplicação imediata na empresa.

“O SASSMAQ está mudando e estamos recebendo aqui as informações quentinhas. Antes mesmo da nova edição sair, vamos trabalhar e incluir as mudanças no planejamento estratégico da empresa. Quando acontecer, estaremos preparados”, avalia.

Sheila participa dos cursos voltados a produtos perigosos promovidos pelo SETCERGS há mais de dez anos. “Sempre há atualizações importantes, que a gente aplica diretamente com o nosso pessoal. Esse trabalho do Cheiran e do sindicato mantém o setor atualizado. O SETCERGS está de fato junto no dia a dia da transportadora”, atesta a coordenadora.

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×