No RS, Tarcísio de Freitas inspecionou obras e teve encontro com empresários
Nesta sexta-feira (09), por proposição dos deputados Ernani Polo e Tenente-Coronel Zucco, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, recebeu a medalha do Mérito Farroupilha, em cerimônia realizada no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa.
A honraria – a maior distinção do Parlamento gaúcho – se destina a homenagear personalidades que através do seu trabalho merecem destaque em nome do povo gaúcho.
Na noite de ontem, o ministro participou de jantar com autoridades e empresários gaúchos – entre eles, representantes do SETCERGS.
Tarcísio Gomes de Freitas é engenheiro civil, tendo assumido o Ministério da Infraestrutura em janeiro de 2019, com foco o programa de desestatização de ativos de infraestrutura, a retomada de obras públicas inacabadas, além do fortalecimento da regulação e da melhoria no ambiente de negócios para a atração de investimento privado no setor.
Desde então já foram concedidos 70 ativos para a iniciativa privada, com a contratação de mais de R$ 70 bilhões em investimento privado para os próximos anos, além da entrega de mais de 150 obras públicas em todos os estados do Brasil.
Manifestações
Tenente-coronel Zucco afirmou que a homenagem é mais do que um reconhecimento público, mas “o agradecimento do povo gaúcho, pelo exemplo de dedicação, foco, retidão e desempenho” que marcam a trajetória do ministro. O parlamentar ressaltou que Tarcísio promoveu uma mudança de perspectiva, tanto no desempenho quanto na atitude, que representou uma alteração de paradigma, sepultando de vez “as vergonhosas manchetes de casos de desvios, de superfaturamento, de corrupção e de obras inacabadas ou mal executadas.”
Em nome do Parlamento gaúcho, o deputado Ernani Polo lembrou também que, ao longo do tempo, o RS perdeu posições no ranking nacional em diversos setores e que a infraestrutura foi um dos gargalos que contribuíram para isso. “O ministro tem sido um parceiro de todas as horas para qualificar a infraestrutura brasileira e tornar o Rio Grande do Sul mais competitivo. Cada rodovia, cada aeroporto, cada ferrovia, cada porto são caminhos para uma economia mais dinâmica. Ser competitivo também é desatar nós, dar rapidez, oferecer possibilidades e garantir que homens e mulheres, do campo e da cidade, tenham mais chances de vencer”, declarou.
O que disse o Ministro
Ao agradecer a homenagem, Tarcísio Gomes de Freitas mencionou a capacidade de trabalho do povo e o dinamismo e potencial da economia gaúcha. O ministro elencou diversas iniciativas em andamento no estado, como a duplicação da BR-116, que teve 131 km concluídos e terá 231 quilômetros prontos até o final de 2021; as obras de duplicação da ponte sobre o Rio dos Sinos em São Leopoldo; as concessões dos aeroportos de Uruguaiana, Bagé e Pelotas; intervenções em ferrovias e dragagem de portos. “É impossível fazer tudo em um curto espaço de tempo. Mas é preciso ressaltar a visão do presidente Jair Bolsonaro, que tratou a infraestrutura como questão de Estado, não descontinuando as obras”, apontou.
O ministro falou também sobre projetos para o Rio Grande do Sul, como a extensão da BR-448 até Portão, a duplicação da BR-285, a travessia urbana em Ijuí, a ponte sobre o Arroio Ibicuí na BR-472, a construção da nova ponte em Jaguarão e a dragagem da Lagoa Mirim. “O Brasil está caminhando para abrir espaços orçamentários para investir em infraestrutura. Quando isso acontecer, os projetos estarão prontos”, assegurou.
Depois da solenidade, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, se deslocou para a BR-116, onde inspecionou as obras de duplicação da ponte sobre o Rio dos Sinos. À tarde, o ministro foi a Caxias do Sul onde integrou a comitiva do Presidente Jair Bolsonaro.
Com informações da Assembleia Legislativa
[xyz-ips snippet=”tagsPost”]