Norma trata do trabalho do serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho
A modernização das NR’s – Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, eventualmente requer a análise do impacto do novo texto para a sociedade e principalmente para o trabalho de fiscalização por parte do governo.
Esta norma trata do trabalho do serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho, exigindo muita responsabilidade por quem responde junto a empresa e cuja fiscalização deve ser rigorosa, assim, é necessário avaliar a efetividade do novo texto, frente aos riscos eminentes das atividades, onde a Assessoria de Carga Perigosa do SETCERGS, está acompanhando e colaborando em nome dos associados.
Para conhecer o teor do relatório acesse o site Participa+ Brasil, que está disponível, bem como aberto para contribuições.
Qual o problema regulatório que se pretende solucionar?
O problema regulatório que se pretende solucionar é a “baixa efetividade das ações de proteção da segurança e da saúde do trabalhador”.
A natureza do problema está relacionada a falhas regulatórias que limitam ou dificultam o alcance do objetivo da NR04 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
O referido problema também se insere no contexto dos direitos fundamentais, especialmente os relacionados à proteção à saúde e à vida, bens jurídicos tutelados constitucionalmente pelo Estado Brasileiro, e deve ser analisado sob o prisma das políticas públicas necessárias para sua efetivação e para a mitigação de riscos inaceitáveis.
O problema regulatório tem caráter multifacetado, possuindo múltiplas causas e consequências.
A principais causas identificadas são a “fiscalização deficiente das obrigações das NR, trabalhadores sem atendimento pelo SESMT, baixa aderência do empregador às boas práticas e às normas de SST, dificuldade de estabelecer o nexo causal entre doença e o trabalho e atuação inadequada do SESMT.
Quais objetivos que se pretende alcançar?
Com base no problema regulatório e no escopo regulatório, o objetivo geral é “aumentar a efetividade das ações de proteção da segurança e da saúde do trabalhador”.
Foram definidos os seguintes objetivos específicos:
- Aumentar a eficiência da fiscalização;
- Ampliar a quantidade de trabalhadores atendidos pelo SESMT;
- Estimular o investimento das organizações em SST;
- Incentivar a cultura da promoção da saúde e da prevenção em SST;
- Criar condições para o estabelecimento do nexo causal entre doença e o trabalho;
- Criar condições para uma atuação efetiva do SESMT na proteção da segurança e da saúde do trabalhador.
Fonte: CTPP – Comissão Tripartite Paritária Permanente – MTE