Palestra de Fabiana Oliveira foi um convite para líderes criarem ambientes seguros para suas equipes
A palestra “Liderança Sustentável”, de Fabiana Oliveira, Executiva de Recursos Humanos da Fase Consultoria em Gestão Empresarial, foi o quarto conteúdo apresentado no COMJOVEM Summit, que aconteceu no sábado, dia 20.
Fabiana começou definindo a liderança sustentável como um convite para líderes criarem ambientes seguros, onde as pessoas se sintam confortáveis para participar plenamente e para se posicionarem. Ela ainda explica que essa abordagem é uma forma de liderar suas equipes que não se preocupa apenas com os resultados imediatos, mas com o bem-estar das equipes e com a construção de um ambiente de trabalho seguro e positivo.
Segundo a palestrante, essa segurança emocional permite que as equipes tenham liberdade para correr riscos e se expressar de maneira que, no final, possam gerar resultados mais fortes para as organizações. E, para isso, ela destacou a importância do autoconhecimento do próprio líder, “só quem se conhece bem pode ajudar os outros a se sentirem mais seguros“.
Ela explicou que o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal são peças essenciais para qualquer líder que queira realmente se preparar para os desafios do dia a dia.
“Investir em autoconhecimento, buscar feedback, desenvolver a inteligência emocional, reconhecer as próprias emoções e as emoções dos outros, é fundamental para construir relacionamentos fortes, capazes de resolver conflitos, reduzir estresse e criar um ambiente saudável.” disse Fabiana.
Ela reforçou que habilidades como comunicação, pensamento crítico e adaptabilidade fazem toda a diferença para encarar as mudanças e os novos cenários que estão sempre surgindo.
Além disso, Fabiana recomendou aos líderes buscar apoio de mentores, treinamentos ou trocas com outros líderes. Essa troca de experiências, segundo ela, é valiosa, “pois os líderes podem compartilhar desafios e soluções em comum“, além de se fortalecerem mutuamente e finalizou “para se tornarem verdadeiros protagonistas, os líderes devem assumir a responsabilidade de crescer constantemente, se preparando para encarar desafios e aproveitando todas as oportunidades que aparecerem pelo caminho.”