Encontro online teve como propósito discutir ações empresariais no cenário de calamidade
O webinar “InovaRH – Ações Empresariais junto às equipes para Enfrentar a Crise no Estado e os Principais Pontos das Convenções Coletivas 2024” trouxe exemplos e orientações sobre como os departamentos de Recursos Humanos das empresas do segmento estão lidando com o cenário atual de crise provocada pelas enchentes.
O encontro foi promovido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) na tarde dessa terça-feira, (18) via Zoom. O evento contou com a participação de Andressa Scapini, Vice-Presidente de Transporte Internacional do SETCERGS; Laira Seus, Diretora da ABRH/RS; e Andressa Corrêa, Assessora Jurídica do SETCERGS.
Um dos temas em discussão foi a saúde emocional dos colaboradores e líderes. Laira Seus, diretora da ABRH/RS, destacou a importância de apoiar a saúde mental dos colaboradores. “Tivemos alguns pontos de atenção muito fortes que foram além das necessidades básicas e de fazer as pessoas voltarem para suas casas. Era fundamental apoiar e trabalhar a saúde mental dessas pessoas e não deixar isso em segundo plano”, afirmou.
A coordenadora do InovaRH, Tais Lorenz, ressaltou a necessidade de equilibrar a atenção às equipes e aos clientes. “Quando falamos de empresas, olhamos para os negócios e equipes porque tudo anda junto. São as pessoas que fazem as coisas acontecerem. Por outro lado, há os clientes com volumes que precisam ser atendidos. Então, é preciso acolher e, ao mesmo tempo, não perder o foco no cliente porque precisamos produzir e fazer as receitas e despesas estarem equilibradas”, disse.
Andressa Corrêa, assessora Jurídica do SETCERGS, explicou as ações governamentais liberadas para auxiliar os afetados pelas enchentes. Já Andressa Scapini, vice-presidente de Transporte Internacional do SETCERGS, destacou a importância da flexibilização nas convenções coletivas