Estradas elétricas entram em fase de teste para caminhoneiros na Alemanha

Conclusão do projeto deve levar 4 anos

O Ministério do meio ambiente da Alemanha, decidiu fazer alguns testes com fios de eletricidade para o carregamento de baterias de caminhões. Algumas estradas já contam com esses fios. A medida visa deixar o transporte de cargas mais eficiente e livre de poluentes.

Participam do projeto empresas do setor de caminhões e eletricidade. Uma delas é a poderosa Traton, proprietária dos fabricantes das marcas Navistar, MAN e Scania. A Autobahn (responsável por supervisionar as rodovias alemãs) e a Siemens, também aderiram ao projeto.

As marcas com motores movidos a hidrogênio, que são os casos da Mercedes-Benz e a Volvo, não estão participando dos testes.

Em termos de eficiência, uma estada elétrica oferece os seguintes benefícios:

  • Tamanho menores de baterias;
  • Baterias menores e mais leves;
  • Economia;
  • Sem paradas para recarregamento de bateria;
  • Melhor ciência energética para o motor a combustão.

Custos

O investimento inicial seria mais caro, mas no futuro o retorno viria de forma monetária e em equilíbrio com o meio ambiente.

O custo é estimado em 2,5 milhões de euros para cada km de cabo. Para ter um efeito satisfatório no país, 60% da malha deveria ser atendida, num total de 4 mil km de estradas totalmente adaptadas. O governo teria que desembolsar cerca de dez milhões de euros.

Caso o projeto saia do papel, levará em torno de 4 anos para a conclusão.

Fonte: Brasil do Trecho

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×