Entidades de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul se unem para oferecer economia para transportadoras

Em 3 anos, serviço de compra coletiva de insumos conseguiu até 30% de economia

Em 2017 o SETCESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) lançou o Clube de Compras, serviço que tem como objetivo ajudar a minimizar os custos operacionais das empresas de transporte rodoviário de carga reunindo as demandas de diversas empresas por meio da compra coletiva de insumos essenciais para o dia-a-dia, como: pneus, combustível, lubrificante, papel sulfite, óleo de motor, entre outros produtos.

Desde então, já foram realizadas mais de 50 rodadas de compras, com redução de até 30% no custo unitário dos produtos adquiridos.

De acordo com o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Tayguara Helou, o serviço funciona como uma central de compras, “Nós não reduzimos somente o custo unitário para as empresas, mas também eliminamos o tempo gasto neste processo, já que recebemos as solicitações das transportadoras, buscamos os melhores fornecedores no mercado, fazemos toda a negociação e acompanhamos a entrega. Tudo isso, para que o empresário possa se dedicar ainda mais aos seus negócios”.

Agora, por meio de uma parceria inédita entre entidades, o serviço também será disponibilizado para transportadores associados ao SETCEPAR – Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná e ao SETCERGS – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul.

João Jorge Couto da Silva, presidente do SETCERGS, afirma que “o Clube de Compras é uma solução inovadora que facilita o dia a dia e aumenta a vantagem competitiva das transportadoras com praticidade e economia. Nós, do SETCERGS, saudamos essa iniciativa que une os sindicatos do setor para oferecer vantagens estratégicos às empresas associadas”.

“O cenário é desafiador para todos nós, por isso nos unimos à outras entidades do setor de transporte rodoviário de cargas para expandir a possibilidade de economia para as transportadoras da região sul do país”, comenta Helou.

Para saber mais sobre o Clube de Compras, verificar os produtos disponíveis e realizar o seu pedido, acesse setcesp.org.br/clube-de-compras.

 

Perguntas Frequentes

Quem é responsável pelo Clube de Compras?

O Clube de Compras é uma iniciativa do SETCESP e todos os processos são realizados pelo SETCESP. Porém, para garantir um melhor custo x benefício para transportadores de diversas regiões, o SETCESP realizou uma parceria com o SETCEPAR e o SETCERGS para que as empresas associadas a estas entidades também possam utilizar o serviço.

Onde posso verificar mais informações sobre o Clube de Compras?

Você pode verificar todas as informações sobre o Clube de Compras no site do SETCESP: setcesp.org.br/clube-de-compras.

Quem pode efetuar compras pelo Clube?

Somente transportadoras associadas ao SETCESP, ao SETCEPAR ou ao SETCERGS e que estejam sem débito financeiro poderão efetuar compras por meio deste serviço.

Minha empresa não é associada ao SETCESP, SETCEPAR e nem ao SETCERGS, posso usar o Clube de Compras?

Infelizmente, não. Aproveite, e entre em contato com a entidade do seu estado para associar-se.

Minha empresa está em débito com o sindicato, posso usar o Clube de Compras?

Infelizmente, não. Aproveite e entre em contato com a entidade para regularizar sua situação.

Quais produtos posso comprar pelo Clube?

Os produtos disponíveis para compra são divulgados no site do SETCESP (setcesp.org.br/clube-de-compras) e possuem prazo determinado para recebimento dos pedidos.

O produto que eu quero não está disponível para compra. O que faço?

Somente os produtos anunciados no site do SETCESP (setcesp.org.br/clube-de-compras) estão disponíveis para solicitação de compra, conforme o prazo de cada um. Caso você precise de outro produto, envie sua sugestão para o Clube de Compras por meio deste formulário: https://api.setcesp.org.br/fale-conosco .

Quem são os fornecedores do Clube de Compras?

O SETCESP vai buscar no mercado os melhores fornecedores para cada tipo de produto, sempre levando em consideração a qualidade, preço, forma de pagamento e prazo de entrega.

Tenho um ótimo fornecedor, posso indicar para o Clube de Compras?

Sim, todas as sugestões são bem-vindas. Envie sua sugestão para o Clube por meio deste formulário: https://api.setcesp.org.br/fale-conosco .

Qual é a forma de pagamento das compras efetuadas pelo Clube?

Cada compra tem uma negociação diferente, pois depende do tipo de produto, quantidade e prazo de entrega. A forma de pagamento será negociada com cada fornecedor e informada para as transportadoras solicitantes antes da confirmação do pedido para que você analise as condições de compra.

O pagamento é feito para o sindicato?

Não, o pagamento será efetuado diretamente para o fornecedor. O SETCESP é responsável somente pela negociação, porém acompanhará se tanto o fornecedor quanto a transportadora compradora, estão cumprindo as condições negociadas.

Qual é o prazo de entrega dos produtos comprados pelo Clube?

Cada compra tem uma negociação diferente, pois depende do tipo de produto, quantidade e localização do fornecedor. O prazo de entrega será negociado com cada fornecedor e informado para as transportadoras solicitantes, antes da confirmação do pedido, para que você analise as condições de compra.

A entrega é feita pelo sindicato?

Não, a entrega será efetuada diretamente pelo fornecedor no endereço indicado pela transportadora associada durante a confirmação do pedido de compra. O SETCESP é responsável somente pela negociação, porém acompanhará se, tanto o fornecedor quanto a transportadora compradora, estão cumprindo as condições negociadas.

E se o fornecedor atrasar a entrega de uma compra efetuada pelo Clube?

O SETCESP é responsável pela negociação e acompanhamento para verificar se, tanto o fornecedor quanto a transportadora compradora, estão cumprindo as condições negociadas. Caso o fornecedor não cumpra o prazo de entrega, o SETCESP intervirá para solucionar o problema o mais rápido possível. Caso o fornecedor atrase constantemente a entrega dos produtos comprados, poderá ser excluído do rol de fornecedores do Clube de Compras.

Ao informar a quantidade desejada do produto no portal do SETCESP eu já estou fazendo a compra?

Não. No portal do SETCESP você informará o seu interesse de compra na quantidade desejada do produto anunciado. Após o término do prazo do produto, o SETCESP consolidará a quantidade total de todos os interesses cadastrados, fará as cotações e definirá o melhor fornecedor para tal compra. Neste momento, o responsável pelo Clube de Compras do SETCESP entrará em contato com você para te informar as condições negociadas e enviará um pedido formal de compra. Somente a partir da devolução deste pedido de compra assinado, é que a compra será confirmada.

Quero desistir de uma compra que solicitei pelo Clube, como faço?

Você poderá desistir da compra a qualquer momento antes da assinatura do pedido de compra formal. Porém, lembre-se que quanto maior a quantidade melhor será o preço, e que a sua desistência poderá impactar negativamente na negociação em andamento, prejudicando outras empresas que também manifestaram o interesse na compra do produto. Por isso, avalie corretamente a sua necessidade e quantidade antes de registrar seu interesse pelo produto anunciado no Clube de Compras.

Quero mudar a quantidade de um produto que solicitei pelo Clube, como faço?

Você poderá alterar a quantidade a qualquer momento antes da assinatura do pedido de compra formal. Porém, lembre-se que quanto maior a quantidade melhor será o preço, e que se a sua alteração for para menos poderá impactar negativamente na negociação em andamento, prejudicando outras empresas que também manifestaram o interesse na compra do produto. Por isso, avalie corretamente a sua necessidade e quantidade antes de registrar seu interesse pelo produto anunciado no Clube de Compras.

Já assinei o pedido de compra formal, posso alterá-lo ou cancelá-lo?

Ao assinar o pedido formal o SETCESP confirma a compra com o fornecedor de acordo com as condições negociadas, as quais levam em consideração a quantidade total de produtos comprados por todas as empresas interessadas. Isso inviabiliza a alteração ou cancelamento imediato do seu pedido e será necessário consultar o fornecedor sobre tal possibilidade, pois os produtos podem já estar em produção, separação ou transporte. A alteração ou cancelamento após a assinatura do pedido formal será realizada somente após a concordância do fornecedor, o que não pode ser garantido pelo SETCESP. Por isso, avalie corretamente a sua necessidade e quantidade antes de assinar o pedido de compra formal enviado pelo Clube de Compras.

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×