Para os veículos leves, o tráfego é parcial, utilizando pista única, em sistema Pare e Siga
Por determinação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, o tráfego de caminhões e ônibus está restrito na ponte sobre o Arroio Bossoroca, localizada no km 353,9 da BR-290/RS, entre o entroncamento com a BR-392/RS e o município de Vila Nova do Sul.
De acordo com o DNIT, a restrição se dá para garantir a segurança dos usuários daquela rodovia.
Por causa do excesso de água no arroio, a estrutura de escoramento da ponte se deslocou. O órgão espera que o nível da água baixe para realizar uma inspeção técnica na fundação da estrutura.
Assim será possível definir a necessidade de serviços e o tempo necessário para a manutenção.
Inicialmente, a previsão é de que a manutenção ocorra nos próximos 20 dias, considerando condições climáticas favoráveis.
Na última sexta-feira (15), foi iniciada a mobilização dos equipamentos e materiais necessários para os serviços de construção do acesso à parte interior da ponte.
Rota alternativa
Foram instaladas placas indicativas nos principais acessos ao trecho bloqueado e antes dos entroncamentos das rotas alternativas (nos entroncamentos BR-158/BR-290/RS, em Rosário do Sul, BR-158/BR-293/RS, em Santana do Livramento/Dom Pedrito e BR-392/BR-290/RS, em São Sepé).
Até a conclusão dos trabalhos, o DNIT sugere como rota alternativa para quem se desloca no sentido Porto Alegre-Uruguaiana e vice-versa a utilização da BR-392/RS e da BR-158/RS, passando por Santa Maria.
Outra opção é utilizar as BR-153/RS, BR-293 e BR-158, via municípios de Caçapava do Sul, Bagé e Dom Pedrito, até retornar à BR-290/RS.
Caminhoneiros que se deslocam de Uruguaiana em direção ao Porto de Rio Grande devem seguir pelas BR-158/RS, BR-293/RS e BR-392/RS.
Fonte: NTC