DAER anuncia emissão on-line de AETs a partir de domingo

Sistema promete atender pedido histórico dos transportadores

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) anunciou a entrada em vigor do novo sistema de solicitação de autorização especial de trânsito (AET). A partir de domingo (16/01), o requerimento passa a ser on-line, por meio do endereço daer.rs.gov.br/sistemas-daer .

Com a novidade, os PROAs (processos administrativos) serão eliminados, e o próprio transportador terá autonomia para imprimir a documentação, informou a autarquia. “Será tudo digital, o que possibilita entregarmos a AET uma semana após o pedido, e não mais em um mês, como nos anos anteriores”, prometeu o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino. “É um processo que confere mais agilidade e reduz a burocracia nesse serviço essencial para o transporte rodoviário.”

A novidade foi desenvolvida em 2021 pelas superintendências de Transportes de Cargas (STC) e de Tecnologia da Informação (STI) do DAER, sem ônus para o Estado e gerando uma economia de R$ 4 milhões aos cofres públicos. De acordo com o diretor de Operação Rodoviária, Sandro Vaz dos Santos, o transportador não precisará mais se deslocar até a autarquia para encaminhar a documentação.

“Toda a emissão das autorizações especiais de trânsito ficará concentrada na sede do departamento, em Porto Alegre. O sistema garante que os servidores recebam as informações livres de erros e inconsistências, garantindo a eficiência e rapidez do trabalho”, detalha Santos. “Com isso, acabamos beneficiando quem necessita da documentação para realizar o transporte, especialmente os caminhões com cargas-vivas, especiais e de grandes dimensões.”

A superintendente da STC, Diná Fernandes – uma das idealizadoras do sistema – alerta que os processos PROA gradativamente serão extintos. “Apenas daremos continuidade aos que já estão em andamento”, complementa a engenheira civil. “Novos ajustes poderão ser feitos para tornar esse serviço ainda melhor aos usuários.”

Boa notícia

O diretor de Gestão do SETCERGS, Roberto Machado, recebeu com satisfação a notícia. “A iniciativa atende um pleito antigo dos transportadores. Nossa diretoria teve inúmeros contatos com o DAER durante 2021 para discutir melhorias na emissão das AETs. Então, em primeiro lugar, temos que parabenizar o DAER pela implantação do sistema e nos colocar à disposição para auxiliar no que for necessário.” 

A busca por maior agilidade na emissão das documentações necessárias ao transporte rodoviário de cargas junto aos diversos órgãos públicos é uma das metas da gestão do sindicato.

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