País enfrenta grave falta de caminhoneiros
Os EUA lutam contra uma falta crônica de motoristas há anos, mas a escassez atingiu níveis de crise por causa da pandemia, que simultaneamente elevou a demanda por mercadorias embarcadas e desencadeou um aumento nas aposentadorias precoces. As consequências foram terríveis e de longo alcance: os postos de gasolina tiveram cortes de gasolina. Os aeroportos estão com escassez de combustível para aviação. E os preços da madeira atingiram um recorde.
O transporte rodoviário surgiu como um dos gargalos mais agudos em uma cadeia de abastecimento que praticamente se desfez em meio à pandemia, agravando a escassez de abastecimento em todos os setores, aumentando ainda mais a inflação e ameaçando uma recuperação econômica mais ampla.
“Estamos vivendo a pior falta de motoristas que vimos na história recente, de longe”, disse Jose Gomez-Urquiza, diretor executivo da Visa Solutions, uma agência de imigração com foco no setor de transporte.
Como resultado, a demanda por serviços Visa Solutions da indústria de caminhões mais do que dobrou desde antes da pandemia, e “isso é 100% por causa da falta de motoristas”, disse ele.
Trazer mais trabalhadores estrangeiros enfrenta uma série de obstáculos, incluindo limites de visto e regras de imigração complicadas, mas os defensores do transporte veem uma abertura agora para superar alguns desses obstáculos depois que a administração Biden criou uma força-tarefa para resolver os problemas da cadeia de abastecimento que impedem a recuperação econômica.
Em julho, o secretário de transportes Pete Buttigieg, o secretário do Trabalho Marty Walsh e Meera Joshi, vice-administradora da Federal Motor Carrier Safety Administration, realizaram uma mesa redonda com a indústria de caminhões para discutir os esforços para melhorar a retenção de motoristas e reduzir a rotatividade. Entre as medidas que a indústria está buscando está reduzir a idade mínima de 21 para 18 anos para motoristas interestaduais e adicionar caminhões à lista de indústrias que podem contornar alguns dos processos de certificação de imigração do Departamento do Trabalho.
Fonte: Bloomberg