Continuidade da duplicação da BR 290 e extensão da BR 448 são destaques em nova etapa do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC)

Com a aprovação do requerimento, o próximo passo é a realização da audiência pública.

O anúncio do Governo Federal sobre a nova etapa do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) repercute no setor de transporte de cargas e logística do Rio Grande do Sul. O vice-presidente Institucional do SETCERGS, Marcelo Pellenz Dinon, destaca a importância desses investimentos. Em um país que almeja impulsionar seu Produto Interno Bruto (PIB) e fomentar seu desenvolvimento, a infraestrutura surge como a base fundamental para proporcionar um ambiente propício capaz de oferecer as condições necessárias ao setor privado e público para empreender de maneira sólida e eficaz.

“Neste cenário em que a sustentabilidade ESG (Ambiental, Social e de Governança) está cada vez mais presente e concreta, aspectos como a segurança viária e a preservação ambiental tornam-se inerentes e não negociáveis dentro do setor de transporte de cargas e logística”, disse.

Com investimentos estimados em R$ 75,6 bilhões para o Rio Grande do Sul, as obras abrangem duplicações, adequações e melhorias em rodovias estratégicas. Destacam-se a readequação da BR-116/RS entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, a adequação da BR-285/RS de São José dos Ausentes até a divisa com Santa Catarina, e a construção da BR-153/RS, entre outras intervenções essenciais. Projetos de concessões, estudos para futuras obras e investimentos já em andamento compõem um cenário promissor para o progresso das rodovias gaúchas.

Além disso, a inclusão das obras nas BR-153 e BR-392, bem como a construção das pontes sobre o Rio Uruguai (BR-392) e Rio Ibicui (BR-472), estão contempladas na lista. A fronteira Brasil-Uruguai será fortalecida com a construção de uma ponte em Jaguarão (BR-116), enquanto o vínculo entre São José do Norte e Rio Grande será reforçado por meio da construção de uma ponte nas BR-101/392. Aguardado há tempos, o prolongamento da BR-448 também promete desafogar o trânsito na BR-116, oferecendo uma alternativa viável.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

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