Ponte entre Brasil e Argentina e trem de alta velocidade estão entre as novidades
Parlamento Europeu aprova proibição de veículos a gasolina e a diesel a partir de 2035
O Parlamento Europeu aprovou, no último dia 14, o projeto de regulamentação que veda a venda de veículos novos com motores a gasolina e a diesel a partir de 2035. O texto histórico para os objetivos relativos aos rumos das mudanças climáticas europeias foi aprovado por 340 votos a favor, sendo 279 contrários e 21 abstenções. O documento prevê a redução a zero das emissões de CO2 dos veículos e das caminhonetes zero quilômetro na Europa, a partir de 2035. Essa medida significará o fim das vendas de veículos e utilitários leves novos com motores a gasolina e a diesel na UE (União Europeia) a partir da data, de tal modo como dos híbridos (combustível/elétrico), em benefício de veículos 100% elétricos.
A proposta foi apresentada à Comissão Europeia em julho de 2021. Agora, o Conselho terá de aprovar, formalmente, o texto para que ele entre em vigor. Esse é o primeiro acordo do “pacote climático” europeu, que visa diminuir as emissões de gases de efeito de estufa da UE em, pelo menos, 55% até 2030, em comparação com o ano de 1990.
Falta de chips condutores interrompe produção da Volkswagen no Brasil
As unidades da montadora Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR) serão paralisadas por cerca de dez dias, a partir da próxima semana. Apenas a fábrica de Taubaté, também em solo paulista, seguirá produzindo durante o mês de fevereiro. Com isso, a montadora alemã concederá férias coletivas em São Bernardo do Campo, de 22 de fevereiro a 3 de março de 2023. A parada na produção já estava esquematizada desde o ano passado e faz parte da tática da Volkswagen de flexibilizar os processos produtivos devido à insuficiência de peças, o que vem comprometendo o setor automotivo nos últimos anos.
O principal fator é a distribuição de chips condutores, componente essencial para a fabricação de veículos, que sofreu um gargalo durante a pandemia da covid-19, dificultando a produção de montadoras em todo o mundo. Somado a isso, houve um aumento da demanda de semicondutores em empresas de eletrônicos de consumo, o que piorou a escassez das peças.
A Volkswagen já havia acelerado a produção nos últimos dias, para fornecer à sua rede alguns produtos durante o período de intervalo. Em 2022, a montadora, por duas vezes, deu férias coletivas em menos de um mês, além de ter reduzido a jornada e o salário dos empregados na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) devido à falta de semicondutores.
Carcaças de aviões recolhidos no Aeroporto de Brasília
Após dez anos de espera, o novo Governo Federal conseguiu garantir a remoção das carcaças de aeronaves que estavam abandonadas no pátio do Aeroporto de Brasília. Os aviões começaram a ser retirados no último dia 14 de fevereiro. As aeronaves pertenciam a empresas aéreas que faliram e chegaram a ser alienadas em ações judiciais, sendo leiloadas em 2013. A manutenção dos antigos aviões no local gerava uma percepção de abandono para os passageiros que chegavam ao aeroporto Juscelino Kubitscheck, na capital. O Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, procurou a Inframerica, operadora do Aeroporto, e o arrematador do leilão das aeronaves para solicitar a retirada delas.
Ponte entre Brasil e Argentina
As obras da ponte ligando Brasil e Argentina, entre as cidades de Porto Xavier (BR) e San Javier (ARG), estão próximas de virar realidade. A assinatura da ordem de serviço aconteceu na última quarta-feira (8), por meio do Ministério dos Transportes e do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), a qual avaliza a preparação dos projetos da ponte internacional e, na sequência, a construção do empreendimento. Com 950 metros de extensão, a ponte que ligará o município gaúcho de 10 mil habitantes à cidade argentina passará sobre o rio Uruguai com investimento previsto em R$ 220 milhões. Os serviços serão iniciados após a aprovação dos projetos; e a obra inclui, também, os acessos em ambas as margens do rio.
Trem de alta velocidade
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) consentiu o projeto que permite a construção e a operação de trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio de Janeiro. Calculado em mais de R$ 50 bilhões, o projeto será executado apenas com recursos privados e foi tornado público na última quarta-feira (22). O projeto será concretizado por meio de uma concessão do governo à empresa TAV Brasil, que ganhou a autorização ferroviária para construir e explorar uma estrada de ferro entre as duas mais populosas cidades do país, por um prazo de 99 anos.
A linha férrea terá cerca de 380 km de extensão, com quatro estações inicialmente previstas – ele pararia em São José dos Campos (SP) e Volta Redonda (RJ). Com o trem podendo atingir a velocidade de 350 km/h, o cálculo da duração de uma viagem entre o Rio e São Paulo é de 85 minutos.
Fonte: Agência CNT Transporte Atual