A avaliação mensura o aproveitamento e evolução das transportadoras em alguns fatores e temas abordados
SETCERS através do seu Programa de Segurança Viária – PSVS e com apoio da Dipesul Volvo, realizou mais uma reunião mensal para alinhamento e divulgação dos resultados das empresas participantes do Programa. O relatório de performance mostra a evolução baseada nas ações efetivas implementadas após avaliação inicial.
As 14 empresas participantes são avaliadas sobre a Evolução de maturidade através dos requisitos: Contexto da organização, responsabilidades principais e planejamento; Processos de gestão e apoio; Planejamento e controle operacional e emergencial; Eventos finais de implantações.
Para as empresas já certificadas a avaliação considera a régua de engajamento na manutenção e melhoria da gestão da segurança viária. Uma vez que a ISSO 39001 é uma norma que trata da evolução nas condições internas para diminuição dos riscos relacionados a sinistros de trânsito, por isso da necessidade em manter o monitoramento aos indicadores relevantes, e as ações sobre os pilares humano, veículo e via, sempre com foco na melhoria continua.
O PSVS, criado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul, possui validação técnica da Global Certification System (GCS) e leva às empresas a certificação da ISO 39001.
São participantes da segunda edição as empresas: Modal Transportes, Edini transportes, Troca transportes Ltda, Olinda Transportes Ltda, Reiter Transportes e Logistica Ltda, Transportes Cavalinho Ltda, Transportes Rodoviários Letsara Ltda.
Empresas já certificadas pela ISO 39001 participam na categoria manutenção e evolução são elas: Transporte Gabardo, Cooperlíquidos, HB Transporte e Logistica Ltda, Tomasi Logística Ltda, Scapini Transporte e Logística e Grupo ALP e Translíquidos.