Alterações na legislação levantam preocupações sobre a segurança nas estradas e a possibilidade de aumento nos índices de roubo de caminhões e de cargas
O SETCERGS continua buscando meios para amenizar e reduzir o impacto das consequências do atual cenário por conta da Lei do Motorista, aprovada em 2023, que pode estar contribuindo para o aumento de assaltos a caminhões nos pontos de parada, ou próximos a eles, em todo o Brasil.
Um dos fatores mais relevantes é a impossibilidade de dividir o período de descanso dos motoristas, e a coincidência do descanso com a parada obrigatória na condução do veículo. O roubo de carga está aumentando o clima de insegurança na profissão. Desde a implantação da nova legislação, os motoristas devem ficar parados por 11 horas consecutivas dentro das 24 horas no ponto de parada, geralmente um posto de serviço, mesmo se estiverem próximos a sua residência e família. O problema é que nem sempre esses locais oferecem segurança para os motoristas.
Segundo o presidente do SETCERGS, Sérgio Mário Gabardo, a total falta de segurança e a irritação dos motoristas em cumprir uma jornada que traz poucos benefícios e bastante desconforto, está gerando um descaso. Isso pode resultar em falta de motoristas e aumento da violência.
“A situação é um alerta para as autoridades policiais e órgãos públicos, pois a ineficácia do sistema pode inviabilizar o transporte de cargas, aumentar os custos de seguro e gerar resistência por parte dos embarcadores”, alertou.
O SETCERGS solicita às autoridades que revisem as atuais regulamentações, considerando a realidade enfrentada pelos motoristas e empresas de transporte. Segue trabalhando para que exista os ajustes necessários para que a nova lei seja justa e benéfica para todos.