Reunião aconteceu de forma presencial e virtual
Representantes das empresas associadas ao SETCERGS se reuniram na tarde desta quarta-feira (19), de forma presencial e eletrônica, para discutir a ordem do dia da Assembleia Geral convocada no dia 12 de agosto de 2020.
Na sede do sindicato foram observadas todas as normas de segurança e prevenção ao coronavírus, com medição de temperatura, uso de máscaras e álcool gel. As cadeiras foram posicionadas para permitir o distanciamento dos participantes. “Tenho certeza de que vamos sair dessa pandemia com um grande aprendizado. Estamos todos nos reestruturando”, disse o presidente do sindicato, João Jorge Couto da Silva.
Carlos Gobert de Oliveira e Regina Machado, da CG contadores, apresentaram os números da atual gestão. Eles mostraram que o comportamento das receitas e das despesas em 2019 foi muito semelhante ao de 2018, com resultado positivo. Importante para isso foi a redução de despesas. O assessor jurídico do SETCERGS, advogado Fernando Antônio Zanella, fez a leitura do parecer do Conselho Fiscal, recomendando aprovação das contas de 2019. O Conselho examinou o balanço patrimonial e demais demonstrativos contábeis.
No entanto, em 2020, o sindicato perdeu sua principal fonte de receita – a feira Transposul, adiada para 2021 por causa da pandemia de covid-19. Na apresentação do orçamento para o corrente ano, foi destacada a adequação dos números às reduções de arrecadação em função da pandemia. A previsão é de prejuízo de 94 mil reais.
“A Transposul estava toda vendida, teríamos um resultado fantástico, e isso infelizmente não aconteceu”, lamentou o presidente. “Mas conseguimos manter os expositores e estamos tendo bastante procura pela edição de 2021.” João Jorge Couto da Silva também lembrou o esforço feito para evitar gastos. “Renegociamos contratos com prestadores de serviços e tivemos a compreensão dos nossos parceiros para fazer isso.” De acordo com Frank Woodhead, integrante do Conselho Fiscal, o orçamento 2020 está adaptado à realidade. Ele ressaltou que, no meio de uma pandemia, é difícil estimar números. “Mas temos recursos financeiros para cobrir o déficit”, disse.
A advogada Marcelle Kruse atualizou os associados sobre as negociações da convenção coletiva. Foi consenso a necessidade de buscar um entendimento de que, num momento de crise, é importante manter os empregos. Também foi aprovada a venda de móveis e demais bens do patrimônio do sindicato que não estão sendo utilizados.
Foi definido que está mantido o calendário das eleições para diretoria do sindicato no biênio 2021/2022, com abertura do edital de convocação para o registro de chapas em 01/09. Os interessados têm 10 dias úteis para se inscrever. As eleições ocorrem dia 27 de outubro de 2020.
Autoria: Guacira