SETCERGS questionou sobre vídeo que circula na Internet
Um vídeo publicado no aplicativo TikTok e que está sendo compartilhado também pelo WhatsApp foi motivo de um contato do presidente do SETCERGS, Sérgio Gabardo, com a coordenadora de Fiscalização da Unidade Regional da ANTT, Susi Ane Suárez da Silva, em busca de esclarecimentos.
No vídeo, é dito que “hoje não se pesa mais caminhão abaixo de 58t entre eixo”.
No entanto, de acordo com a coordenadora, a informação está equivocada. “Veículos com até 50t de Peso Bruto Total regulamentar serão fiscalizados para fins de verificação de excesso de peso nos eixos e no PBT. Os que não apresentarem excesso no PBT, não serão avaliados quanto a possível excesso nos eixo. No entanto, os que apresentarem excesso de peso no PBT e no eixo, serão autuados cumulativamente”, esclareceu Susi Ane.
A regra está na Lei nº. 14.229/21, que diz também que “deverão ser respeitadas as tolerâncias de, respectivamente, 5% (cinco por cento) sobre os limites de peso bruto total ou peso bruto total combinado, e de 12,5% (doze inteiros e cinco décimos por cento) sobre os limites de peso bruto transmitido por eixo de veículos à superfície das vias públicas”.
Para Gabardo, o incidente demonstra mais uma vez a disponibilidade da coordenadora Regional em atender e, a qualquer momento, esclarecer as dúvidas dos transportadores. “Mandei uma mensagem para ela questionando o vídeo às 11h da noite, e ela me respondeu sem demora. Isso é muito importante, pois muita gente pode se confundir. É preciso ter cuidado ao receber e repassar esse tipo de informação”, alertou o presidente.