Na falta de detalhes, ABTI está em busca de maiores informações sobre esta alteração
A Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) foi informada sobre uma possível alteração nos procedimentos de registro da exportação brasileira no ponto de fronteira em Paso de los Libres, Argentina. Segundo representantes argentinos, os transportadores deverão enviar o Manifesto Internacional de Carga / Declaração de Trânsito Aduaneiro (MIC/DTA ) enquanto o veículo ainda estiver em território brasileiro.
Com isso, os representantes argentinos registrarão as informações no sistema e emitirão o Manifiesto de Carga (MANI). Esse número do MANI deverá ser incluído no MIC/DTA antes que o veículo cruze a fronteira, permitindo o ingresso já com identificação.
Ainda faltam detalhes e esclarecimentos sobre como essa inclusão deverá ser feita no MIC/DTA.
Embora a mudança ainda não tenha sido oficializada, estamos compartilhando a informação para que os transportadores possam estar a par e alertar seus representantes de fronteira, evitando eventuais surpresas e prejuízos à operação.
A partir dos próximos dias, a ABTI buscará maiores informações para esclarecer o tema e manter nossos associados atualizados sobre quaisquer novidades.
Fonte: ABTI