5ª Reunião da diretoria SETCERGS

Agradecimentos, solidariedade e projetos de reconstrução foram destaque no encontro

Aconteceu nesta terça-feira (21), em formato híbrido, a 5ª reunião mensal de 2024 da diretoria do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul – SETCERGS. O assunto que prevaleceu no encontro foi a preocupação com o atual cenário do estado, sugestões e possíveis iniciativas que auxiliarão na reconstrução do setor.

O primeiro encontro, após a tragédia que assolou o povo gaúcho, foi de solidariedade entre membros da própria diretoria e colaboradores do SETCERGS que também foram afetados pelas enchentes. Reconhecimento da importância do acolhimento que a sede do Sindicato teve no período de cheias, servindo de ponto de apoio das equipes de resgates do bairro, na produção de lanches, distribuição de água e roupas secas para quem saia de dentro da água sem nada.

Foi enaltecido o trabalho que vem sendo realizado pela COMJOVEM Porto Alegre, pelo Núcleo de Ação Social – NAS, membros da diretoria e colaboradores e agradecimento a muitos doadores que contribuíram com valores.

“Contribuir com os colaboradores que perderam suas casas e fazer que o governo olhe para o transportador, que está realizando um grande trabalho, essencial para o povo gaúcho, e que na maioria das vezes, está trabalhando voluntariamente, é a nossa prioridade. Que esse transportador receba auxílios, seja na isenção de valores, ou no quer for benéfico para todos os lados, afinal todas as empresas foram impactadas de forma direta e indireta e, também, precisamos nos reconstruir,” comenta o presidente Sergio Mario Gabardo.

Segundo o vice-presidente Institucional, Marcelo Dinon, o setor está fragilizado. “Muitas empresas perderam tudo além dos fornecedores, estamos sem oficinas, sem peças, sem mecânicos, e somos essenciais para este trabalho que o atual cenário exige, vamos ter que encontrar alternativas positivas para nosso segmento”, salienta.

Projetos com sugestões de como reestruturar o estado foram compartilhados e todos os membros da diretoria foram convidados a pensar em estratégias para contribuir nesta reconstrução.

A Assessoria  Jurídica do SETCERGS está realizando um trabalho fundamental atualizando medidas em atos normativos, legislações que sofreram alterações por conta do estado de calamidade pública no estado. Junto com a Comissão de Relações do Trabalho estão negociando uma Convenção Coletiva de Trabalho – CCT, específica para o período de calamidade, de modo a prever medidas especiais para as empresas poderem preservar empregos e atravessar esse período. Dentre essas medidas existe previsões especiais de teletrabalho, de banco de horas, de antecipação de férias individuais, de concessão de férias coletivas e de redução de jornada de trabalho e salário. As medidas têm previsão na Lei 14.437/2022.

Pauta sobre o adiamento da TranspoSul, que ainda está sem previsão de novas datas. Campanha S.O.S – Carreta Solidária que continua arrecadando doações servindo como ponto de coleta, além de manter o Pix ativo para doações em dinheiro foram temas debatidos na reunião.

O encontro terminou com mensagens de gratidão a todos que estão engajados nas doações e distribuição dos donativos. Mensagem de coragem para se reinventar e motivar as pessoas que estão a nossa volta. “As adversidades são momentos, tudo isso depende da nossa coragem para se reerguer, e uma coisa é fato, todos nós unidos chegaremos longe, rumo a reconstrução!”, finaliza o presidente.

 

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