Facilidades passam pelo acompanhamento em tempo real de informações e chegam até ao acesso de comparativos de uso e custo
As decisões de uma empresa passam por seus desempenhos e resultados. Com o gerenciamento de frotas de caminhões não é diferente. Com tantas variáveis e imprevistos que podem ocorrer pelo caminho, o rastreamento de frotas é um importante ponto de atenção para o setor do transporte. Rastrear é ampliar o controle da sua equipe e dos seus veículos, e a equipe da Delta Global elencou os principais pontos de atenção para obter as melhores vantagens desse serviço.
- Garantia de uma cobertura telefônica eficiente
Um bom rastreamento está diretamente ligado à uma boa cobertura de rede de operadora telefônica que, conforme lembra o Gerente de Produto e Serviços da Delta, Webster Pedralli, é um grande desafio. “Temos essa limitação no Brasil e as oscilações de sinal entre caminhões da mesma frota, por exemplo, se tornam uma realidade, aumentando os riscos. Com o uso de chip quadriband, por exemplo, você reduz essa perda de sinal e garante equilíbrio no acompanhamento”, explica.
- Criação de padrões voltados para roubo
Ao garantir uma cobertura de rede eficiente, é aberta a possibilidade de também estabelecer um padrão voltado para roubos, onde os diferenciais do serviço precisam falar mais alto. Pontos como o sigilo de instalação e um procedimento de maneira geral bem mais cuidadoso podem potencializar a segurança.
- Controle de informações e maior gestão global
A escolha de uma plataforma de rastreamento que seja funcional e completa é extremamente decisiva para a gestão global – e consequentes comparativos de uso e reduções de gastos. “Existem diversas plataformas de rastreamento, mas o que podemos notar é a prática de oferecer os mesmos moldes de entrega e visualização, sem personalização e colocando diferentes necessidades em um canal limitado. Imagine você ter sete equipamentos diferentes de rastreamento na sua frota e precisar monitorar sete telas diferentes, com formatos e layout diferentes de informação. Não há um bom controle e nem unificação de recursos”, alerta Pedralli.
- Personalização de atendimento
Buscar um atendimento personalizado é muito mais que opção: é a necessidade de garantir o serviço que você precisa, de forma eficiente e rápida. É colocar a sua frota na prioridade do serviço. “O parceiro desse transportador precisa resolver problemas. E essa resolução também envolve a criação de padrões, conforme a necessidade do cliente. Se há uma pane no caminhão e eu tenho a informação da região dele, preciso de um sistema que indique os prestadores aptos para aquele tipo de equipamento ser atendido naquela região com o menor tempo possível. Foi isso que desenvolvemos aqui na Delta e estabelecemos um padrão de velocidade de atendimento que é impressionante. E precisa ser assim. Custo e tempo importam”.
- Espelhamento de sinal
O espelhamento de sinal funciona como uma excelente ferramenta, tanto para o embarcador, quanto para o transportador.
Na Delta Global, por exemplo, o embarcador que tem diversos transportadores com tecnologias de rastreamento diferentes, pode espelhar o sinal para a Delta. Assim, é possível acompanhar a localização dos veículos com facilidade.
Já para o transportador, que além dos veículos da própria frota pode ter também veículos autônomos com outra tecnologia, essa é uma ótima forma de ter acesso a todas as informações em uma única plataforma.
Ainda, essa tecnologia permite que clientes que queiram conectar a solução de rastreamento com outras soluções da Delta Global possam fazer isso com facilidade.
Por exemplo, em casos de abastecimento, é possível ver se a localização do veículo no rastreador bate com o local do posto informado na nota.
Já em casos de manutenção, você consegue programar a manutenção da sua frota conforme a quilometragem do caminhão via rastreador.
Ainda, em caso de multas, será possível conferir se no dia que foi aplicado a multa o veículo passou por aquele local.
Conheça o Delta Fleet, a mais completa plataforma de Gestão de Frotas do mercado. Acesse www.deltaglobal.com.br/fleet ou chame no WhatsApp: (51) 99705.2976