SETCERGS e DAER trabalham em projeto-piloto para agilizar emissão de AETs

Parceria deve facilitar o procedimento para os transportadores

Equipes do SETCERGS e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) estiveram reunidos nesta quinta-feira para definir os detalhes de uma parceria que deve atender a um pedido importante para os transportadores rodoviários de cargas: a agilização da emissão das Autorização Especial de Trânsito (AETs), documento de porte obrigatório para veículo ou combinação de veículos que não se enquadram nos limites de peso e dimensões regulamentares.

“A reunião foi extremamente produtiva. Nós já ajustamos o início dos testes de um programa para o encaminhamento dos pedidos de AETs ao DAER através do SETCERGS”, informou o diretor de Gestão, Roberto Machado. “Agora, vamos trabalhar com um projeto-piloto durante os próximos 4 meses de 2021, buscando facilitar a tramitação dos processos e agilizar ao máximo a liberação.”

Para Sandro Vaz dos Santos, diretor de operações rodoviárias do DAER, o sistema a ser testado vai facilitar muito a vida de quem hoje enfrenta atrasos na emissão das AETs. “Temos um grande problema de documentos incorretos ou faltantes e isso dificulta a operação. Estamos caminhando para um termo de cooperação técnica em que o SETCERGS vai ofertar um programa que vai revisar toda solicitação. Para nós, isso vai facilitar imensamente a análise e diminuir o tempo de emissão de uma AET”, projeta.

Participaram ainda da reunião a coordenadora de Gestão do SETCERGS, Michele Souza; a engenheira Diná Fernandes, superintendente de Transporte de Cargas do DAER; e o superintendente adjunto do setor de Informática da autarquia, Celso Samael.

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×