Projeto da Prefeitura de Porto Alegre quer qualificar infraestrutura e educação para o trânsito
A Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e EPTC, está desenvolvendo o PLANO DE SEGURANÇA VIÁRIA SUSTENTÁVEL (PSVS) que tem por objetivo orientar o desenvolvimento e a implementação de ações para garantir a segurança viária sustentável em Porto Alegre, priorizando a preservação da vida e da saúde das pessoas.
Em reunião por videoconferência nesta quinta-feira (26), foram apresentadas as metas de qualificar a infraestrutura urbana, a educação para o trânsito e instituir o Grupo de Segurança Viária da EPTC. A abordagem visa tanto evitar acidentes quanto tratar pontos críticos para reduzir em 50% o número de mortos e feridos graves no trânsito de Porto Alegre até 2030. A Comissão de Segurança Viária do SETCERGS esteve presente, representada pela coordenadora de Gestão, Michele Souza. Participaram ainda ONG’s, Conselhos, Associações e Entidades Empresariais da capital.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), o sucesso desse Plano se baseia no compromisso com metas de segurança viária e vontade política para conduzir os trabalhos. Ele deve descrever com precisão o que é desejado e em quanto tempo. A ONU definiu os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, na qual governos de todo o mundo se comprometem a tomar novas medidas para prevenir os acidentes.
Com informações da Prefeitura de Porto Alegre