COMJOVEM tem abertura de conteúdos com palestra ESG, Liderança e Geração de Valor Reputacional

Ministrada por Gerson Luiz Silva, palestra sobre ESG deu início às atividades do COMJOVEM Summit 2024

A palestra ESG, Liderança e Geração de Valor Reputacional, ministrada por Gerson Luiz Silva, Gerente Executivo de Relações Institucionais e Responsabilidade Social, abriu os conteúdos do COMJOVEM Summit neste sábado (19/10), no Hotel Laghetto Estação, em Bento Gonçalves.  

A temática, perfeita para um evento que reúne jovens empresários que pretendem liderar o futuro, pois o ESG (Ambiental, Social e Governança) representam um conjunto de práticas que avaliam o aspectos ambientais, sociais e de governança dentro das empresas, orientando elas a práticas sustentáveis e éticas.

“Quando você olha para o ambiente de governança, está falando sobre ética, compliance e integridade. O aspecto ambiental refere-se ao meu compromisso com o meio ambiente e como estou contribuindo para que o planeta continue existindo. Já o social segue a linha da pergunta: qual é o meu envolvimento em relação aos aspectos da sociedade? Como estou contribuindo para esse movimento? A sociedade tem uma expectativa de que eu, enquanto empresa, faça esse movimento.” explicou o  palestrante.

Ao integrar princípios de ESG em seus negócios, esses empreendedores não só atendem às expectativas de um consumidor mais exigente, mas também se posicionam como líderes comprometidos com a inovação em um mercado que valoriza a integridade e o compromisso com o planeta e a sociedade.

Silva destacou a importância da temática ESG formação de jovens empresários, enfatizando como esses valores ressoam profundamente com as novas gerações. 

“Quando se coloca a temática ESG para a formação de jovens empresários, isso se conecta muito com os valores que os jovens têm. Assim como, o principal movimento dessa cultura está baseado nas lideranças; sem elas assumirem esse papel, não há como criar um ambiente de cultura ESG. E como um dia esses jovens empresários podem ser o principal responsável das instituições, devem colocar na pauta diariamente esse movimento de mobilidade em direção à sustentabilidade.”, explicou Silva.

Em um cenário empresarial em constante transformação, a reputação das marcas tornou-se um ativo essencial. Para ilustrar como esse compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social se traduz em benefício, Gerson Silva também apresentou dados históricos e cruzou com atuais, evidenciando o quanto o ESG podre agregar para o Valor Reputacional para as empresas.

“Pesquisas evidenciam o seguinte: em 1975, a parte de reputação representava somente 10% do ativo intangível de uma marca. Em 2020, já representa 90%. Ou seja, o contexto de ESG gera valor para a sua marca, criando um ambiente reputacional que a torna mais desejada pelo mercado. Esse valor reputacional é um dos benefícios que a prática do ESG traz para as empresas”, finalizou o palestrante.

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×