INCTF e INCTL têm como objetivo principal medir a evolução dos custos operacionais de TRC
Os INCTF e INCTL têm como objetivo principal medir a evolução dos custos operacionais de transporte rodoviário de cargas e são índices do setor de transporte com grande repercussão e credibilidade, publicado no site da NTC e por todas as entidades que representam o transporte (Sindicatos e Federações), bem como em outros meios de comunicação. Eles servem ainda como instrumento de atualização de contratos públicos e privados no mercado de frete.
INFORME: Fechamento do Acordo de Convenção Coletiva dos trabalhadores em transporte rodoviário de carga – São Paulo, base do SETCESP em maio/24, acordaram índice de 6% (seis por cento) para o reajuste dos salários de motoristas e outras categorias profissionais.
INCT-F DECOPE/NTC DE AGOSTO/23 A AGOSTO/24
EVOLUÇÃO DO INCTF – AGOSTO/2024
DISTÂNCIA | KM | INCT-F | Variação 36 meses | Variação 24 meses | Variação 12 meses | Variação Anual | Variação Mensal |
% | % | % | % | % | |||
MUITO CURTAS | 50 | 1.007,99 | 18,95 | 6,66 | 3,89 | 3,40 | 0,18 |
CURTAS | 400 | 1.002,36 | 19,84 | 5,61 | 3,36 | 3,02 | 0,11 |
MÉDIAS | 800 | 1.000,80 | 20,38 | 4,99 | 3,07 | 2,84 | 0,06 |
LONGAS | 2.400 | 1.023,89 | 22,43 | 4,28 | 2,42 | 2,45 | (0,08) |
MUITO LONGAS | 6.000 | 1.067,83 | 24,67 | 3,27 | 1,62 | 1,91 | (0,22) |
A NTC&LOGÍSTICA comunica aos associados que a variação média do (INCTF1 DECOPE/NTC) foi de 0,06% no mês de agosto e acumula nos últimos doze meses 3,07% (três virgula zero sete por cento), entre setembro de 2023 e agosto de 2024 (agosto de 2024*/- sobre agosto de 2023 ou ainda, nos últimos doze meses).
FONTE: NTC/DECOPE – Departamento de Estudos Econômicos e Custos Operacionais
O INCTF mede a evolução de todos os custos da carga fracionada, incluindo transferência, coleta e distribuição, custos administrativos e de terminais. Nesses custos não estão contemplados impostos, pedágios e margem de lucro.
INCT-L DECOPE/NTC DE AGOSTO/2023 A AGOSTO/2024
O INCTL reflete a variação dos custos do transporte rodoviário de cargas fechadas ou lotações, ou seja, ele mede a evolução de todos os custos da carga completa, incluindo a transferência, a administração (custos indiretos), gerenciamento de riscos e custo valor. Ele, assim como o INCTF, também não contempla impostos e margem de lucro na sua apuração.
A sua variação média foi de 5,41% (cinco vírgula quarenta e um por cento) de setembro de 2023 a agosto de 2024 (agosto de 2024 sobre agosto de 2023, ou ainda nos últimos doze meses) e no mês variando 0,17%.
EVOLUÇÃO DO INCTL – AGOSTO/2024
DISTÂNCIA | KM | INCT-L | Variação 36 meses | Variação 24 meses | Variação 12 meses | Variação Anual | Variação Mensal |
% | % | % | % | % | |||
MUITO CURTAS | 50 | 421,57 | 31,63 | 11,27 | 6,31 | 4,99 | 0,27 |
CURTAS | 400 | 418,72 | 35,46 | 9,92 | 5,69 | 4,96 | 0,19 |
MÉDIAS | 800 | 417,14 | 36,52 | 9,11 | 5,41 | 4,92 | 0,17 |
LONGAS | 2.400 | 415,06 | 39,32 | 8,83 | 5,14 | 4,95 | 0,12 |
MUITO LONGAS | 6.000 | 413,99 | 41,13 | 8,92 | 5,04 | 4,99 | 0,17 |
Fonte: SETCESP