Desastre climático faz importação cair mais de 40% no RS

Foram importados US$ 540 milhões a menos

As importações no Rio Grande do Sul sofreram queda significativa no mês de maio como resultado das enchentes que atingiram o estado. Enquanto as exportações recuaram 15,9% sobre o mesmo período do ano passado, as compras de fora foram 41,2% menores.

Foram importados US$ 540 milhões a menos. Esta é a maior queda entre os Estados da Federação. Os dados foram apresentados pelo diretor de Planejamento e Inteligência Comercial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Herlon Brandão.

Com o recuo do mês, o acumulado do ano passou a ser 19,6% menor do que no mesmo período do ano passado. Brandão explicou que o resultado da calamidade nas vendas demora mais a ser percebido porque, em muitos casos, embora a produção cesse, o produto já estava sendo embarcado ou estocado para embarque.

“Nas primeiras semanas não observamos efeito na exportação, porque a medida que cessa a produção já tem mercadoria sendo direcionada aos portos, sendo estocada, sendo embarcada, a gente capta o dado da balança dois, três dias após o embarque. Por mais que cesse a produção, vai observar fluxo normal de exportação”, explicou ele. No entanto, a dinâmica nas importações é mais imediata: “já tende a bloquear a importação tão logo se sente os efeitos”, disse o técnico.

Fonte: ABTI

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×