A BR-116 e a BR-470 foram as estradas mais afetadas pela catástrofe climática que atingiu o estado
As ações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no Rio Grande do Sul, seguem focadas na recuperação das rodovias danificadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado entre o final de abril e todo o mês de maio. Técnicos da autarquia chegaram a contabilizar em um mesmo dia 47 pontos de bloqueios total, parcial ou operando com sistema de PARE e SIGA nas estradas sob a administração da autarquia. Ao todo foram atingidas sete rodovias, sendo que a BR-116 e a BR-470 foram as mais danificadas e os trabalhos das equipes continuam diuturnamente para a liberação total de ambas. As demais já estão operando, após a realização dos serviços emergenciais, mesmo sob condições climáticas adversas.
A BR-116/RS chegou a registrar em um mesmo dia 26 pontos com bloqueios totais ou parciais. Os trechos metropolitano e serrano foram os mais afetados. Nessas regiões, as equipes atuaram para restabelecer a conexão entre o Rio Grande do Sul e o restante do país, pela rodovia. Atualmente apenas o km 174, na divisa de Caxias do Sul e Nova Petrópolis, continua interrompido. No local a ponte sobre o Rio Caí colapsou. Equipes do Departamento e do Exército já atuam na instalação de uma ponte metálica provisória para restabelecer a passagem de veículos até o final deste mês de junho. Em paralelo, foi assinada a ordem de início dos serviços para construção de uma nova ponte e as ações para demolir a estrutura danificada já começaram.
Também na região da Serra Gaúcha, os trabalhos não param na BR-470/RS, entre Veranópolis e Bento Gonçalves (km 178 ao km 201). Neste segmento foram registrados danos significativos na estrutura do pavimento da rodovia. Em uma análise dos engenheiros do DNIT a rodovia, neste trecho, foi a mais danificada, registrando cinco pontos de queda de barreiras e danos estruturais no pavimento, incluindo o desmoronamento total de alguns pontos.
Ainda há muito trabalho pela frente para poder devolver às condições adequadas de trafegabilidade na BR-470/RS. Este segmento ainda não tem previsão de liberação, uma vez que os danos são profundos e os riscos elevados em função do solo encharcado das encostas. No local, as equipes executaram a projeção de concreto para contenção da plataforma da rodovia e remoção de material solto em talude e implantação de um novo bueiro e pavimentação do trecho no km 191.
Situação das demais rodovias afetadas
BR-153/RS – Na rodovia as equipes concluíram no dia 14 de maio a recuperação provisória e emergencial, entre o km 405 e o km 412, em Cachoeira do Sul, possibilitando uma ligação entre o município e a BR-290/RS. Também foi liberado o trânsito de veículos leves e caminhões de até 18 toneladas na ponte do Fandango, sobre o Rio Jacuí, controlado por sistema de PARE e SIGA.
Desde o início da cheia do Jacuí, Cachoeira do Sul estava isolada por via terrestre. Com o nível do rio mais baixo, o DNIT iniciou a recuperação da cabeceira e estacas da ponte sobre o Banhado Nossa Senhora de Fátima e a recomposição de sete quilômetros da rodovia. A expectativa era concluir os serviços no final de semana, porém o trabalho foi intensificado e estendido durante a noite, possibilitando a autorização de passagem para veículos antes do previsto.
BR-158/RS – O DNIT avançou com a recomposição do aterro, que cedeu durante as chuvas do início de maio, no km 306, da BR-158/RS, entre os municípios de Santa Maria e Júlio de Castilhos. A recuperação da rodovia chegou até a base da pista. Com isso, foi possível liberar o trânsito no segmento no dia 13 de maio, em ambos os sentidos e para todos os tipos de veículos. Dias antes, a autarquia já havia recuperado e liberado trecho no km 318 da rodovia, restabelecendo a ligação entre os municípios de Santa Maria e Cruz Alta.
BR-287/RS – No km 313,5 da rodovia o DNIT implantou um desvio ao lado da ponte sobre Várzea do Rio Toropi, entre os municípios de Santa Maria e São Vicente do Sul. A alternativa teve a finalidade de garantir o fluxo de veículos nos dois sentidos durante a recuperação da estrutura da ponte, que foi danificada durante as chuvas.
BR-290/RS – Na BR-290/RS, além de diversos pontos com alagamentos na pista, o que exigiu a limpeza da rodovia quando a água escoou, destacam-se ações nas proximidades do km 132, em Eldorado do Sul. Além da de realizar serviços emergenciais nas cabeceiras do viaduto de acesso ao município, próximo à Avenida Getúlio Vargas, técnicos do DNIT garantiram a ligação entre Porto Alegre e as cidades das regiões, Metropolitana, Sul e Central do Rio Grande do Sul ao recuperar trecho da rodovia que foi levado pela força das águas do Arroio Dilúvio. Os profissionais trabalharam neste ponto dia e noite para devolver à trafegabilidade no local e em menos de uma semana a rodovia estava totalmente recuperada e operando a pleno.
BR-392/RS – No km 324,7 da BR-392/RS, em Santa Maria, as equipes atuaram na recuperação da cabeceira da ponte sobre a várzea do Rio Vacacaí, garantindo, desta forma, a liberação temporária em PARE e SIGA do fluxo entre Santa Maria e Caçapava do Sul. Os trabalhos iniciaram no dia 5 de maio, quando o nível do rio baixou, oportunizando que a equipe desse celeridade aos trabalhos.
Fonte: DNIT