O protagonismo do transportador na logística social do RS

SETCERGS e transportadores incansavelmente trabalham para minimizar os impactos da calamidade que assola o estado

Integração e solidariedade entre transportadoras provam que o trabalho que vem sendo realizado deste o primeiro dia de cheias é essencial para a sobrevivência humana e animal. São dezenas, centenas deles nas estradas, nas ruas, nas regiões e bairros do Rio Grande do Sul. Neles vem a comida, as roupas, materiais de higiene, ração e também a reconstrução do nosso estado. O caminhão, a carreta de todos os tipos e tamanhos chegam ao sul lotados de doações e gestos de amor.

São cargas vindas de todas as regiões do Brasil, algumas até mesmo internacionais. A grande maioria desses transportes são realizados de forma voluntária pelos transportadores, e mesmo com rotas mais demoradas devido a malha rodoviária, eles estão na estrada cheios de fé e esperança. Eles trazem, eles levam, e assim, é realizada a logística social dos donativos destinados a um povo gaúcho que atualmente anda triste, mas que vai se recuperar!

O Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Rio Grande do Sul – SETCERGS há duas semanas se mobiliza com diferentes atividades para contribuir e ajudar neste momento de calamidade pública. Desde o primeiro dia está colaborando ativamente mostrando solidariedade e mais uma vez provando a essencialidade do setor para a sociedade.

Ações e Campanhas

A campanha – S.O.S Rio Grande do Sul – Carreta Solidária, foi a primeira ação desenvolvida, que colocou à disposição a sede da Entidade para ponto de coleta. Através da união de diversas empresas associadas outros pontos de coletas foram abertos em outras localidades, além do auxílio na logística social das entregas dos donativos. Através do Núcleo de Ação Social – NAS, disponibiliza um Pix e está recebendo doações de todas as regiões do país que contribuem diretamente nas refeições de diversos abrigos.

A sede da entidade, localizada num dos bairros afetados, ficou aberta todos os dias, incluindo os finais de semana e serviu de ponto de apoio das equipes de resgate e produziu lanches que foram distribuídos, durante o período, as vítimas e aos trabalhadores.

Através do Núcleo da COMJOVEM Porto Alegre foi antecipada a campanha Copa dos Doares com o objetivo de mobilizar o setor de transporte a doar sangue neste momento de amparo a centenas de vítimas das enchentes. Atualmente, o Sindicato está integrando o Gabinete de Crise do Governo do Estado, junto a Secretaria de Transportes do Estado auxiliando na organização logística de transporte de donativos para chegarem de forma rápida e eficiente às localidades atingidas.

Mesmo não tendo a previsão de quando as coisas vão normalizar, o SETCERGS não vai parar, pois sabe da importância que tem seu setor para reconstruir e ajudar a população gaúcha que hoje vive a maior enchente da história do Rio Grande do Sul.

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×